Rio de Janeiro, 01/11/2024
Por Gilson Barcellos
Não satisfeita em deixar constantemente os consumidores sem energia elétrica em várias cidades que tem concessão, a incompetência da Enel chega agora a prejudicar o abastecimento de água. A Cedae antecipou o fornecimento de água, mas a Enel entrou no circuito para realizar um trabalho e deixa até agora as torneiras sem água.
A Cedae concluiu, à 1h desta sexta-feira (1/11), a manutenção anual preventiva do Sistema Imunana-Laranjal, no entanto, apesar da antecipação em relação ao horário previsto (4h) e início de operação gradativa, o funcionamento da unidade foi novamente interrompido às 2h05 para realização de reparo na entrada de energia elétrica da Enel, ainda sem previsão de término. A Cedae segue em contato com a concessionária para restabelecer a produção de água.
O Sistema Imunana-Laranjal é responsável pelo abastecimento de mais de dois milhões de pessoas nas cidades de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
A manutenção preventiva mobilizou cerca de 200 profissionais da Cedae para a realização de mais de 40 serviços programados. Foram executados reparos gerais, instalação de equipamentos, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas. As ações aumentam a segurança operacional do sistema, garantindo o fornecimento contínuo durante o verão, período de maior consumo de água.
O prazo para normalização total do abastecimento nas regiões atendidas pelo sistema deverá ser informado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação. Essas duas empresas também são péssimas em dar satisfação aos consumidores. Só sabem mandar as contas e cobrar rapidinho quando o pagamento está atrasado alguns dias.
Atualização: A Águas de Niterói anunciou que teve no início da noite o abastecimento e que tudo será normalizado em até 72 horas.
Somos obrigados a suportar tanta incompetência dessas pragas de concessionárias ninguém reage te que expulsar essa pragas daqui do brasil