top of page

Eleições 2022: Castro amplia vantagem sobre Freixo, diz Real Time Big Data

Rio de Janeiro, 23/8/2022

Por Redação GBNEWS

Cláudio Castro continua à frente de Marcelo Freixo


O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aparece à frente nas intenções de voto para as eleições de outubro, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pela Real Time Big Data. Castro ampliou a distância sobre o candidato do PSB, Marcelo Freixo, em relação à pesquisa anterior. Agora, o governador tem dez pontos percentuais de vantagem.

A pesquisa da Real Time Big Data foi feita para a Record TV. Foram ouvidos 2.000 eleitores de todo o Rio de Janeiro entre o sábado (20) e a segunda-feira (22). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-06275/2022.


No cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Castro tem 32% das intenções de voto, enquanto Freixo tem 22%. Há um mês, Castro tinha uma vantagem de seis pontos percentuais. O governador aparecia com 30%, e Freixo, com 24%, o que configurava um empate técnico no limite da margem de erro. Veja os números da pesquisa publicada nesta terça:


Cláudio Castro (PL): 32% Marcelo Freixo (PSB): 22% Rodrigo Neves (PDT): 8% Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo): 3% Cyro Garcia (PSTU): 2% Eduardo Serra (PCB), Luiz Eugênio (PCO) e Juliete (UP): 0% Branco/nulo: 13% Não sabe/não respondeu: 16%


No levantamento espontâneo, sem a apresentação de uma relação de candidatos, Castro e Freixo estão tecnicamente empatados, mas o atual governador lidera. Veja:


Cláudio Castro (PL): 16% Marcelo Freixo (PSB): 11% Rodrigo Neves (PDT): 2% Anthony Garotinho (União Brasil): 2% Outros: 1% Branco/nulo: 17% Não sabe/não respondeu: 51%

Segundo turno

A Real Time Big Data projetou três cenários de segundo turno. No primeiro, entre Castro e Freixo, o atual governador tem 43%, e o candidato do PSB, 32%. Votariam branco ou nulo 18% dos entrevistados, enquanto 7% não sabem ou não responderam.


Na segunda projeção, entre Castro e Neves, o governador aparece com 45% das intenções de voto ante 28% do político do PDT. Brancos ou nulos são 20%, e 7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.



Comments


bottom of page