top of page

Eleição suplementar em Itatiaia para prefeito e vice: TRE autoriza convenções partidárias

Rio de Janeiro, 26/01/2022

Por Redação GBNEWS

Os diretórios municipais dos partidos políticos em Itatiaia, no Sul Fluminense, podem realizar, desta quarta-feira (26) até o dia 30 de janeiro, as convenções partidárias para escolha de candidatas e candidatos que irão concorrer nas eleições suplementares marcadas para o dia 13 de março.


A resolução TRE-RJ 1.201/21, que definiu o calendário do pleito suplementar, determina que podem concorrer eleitoras e eleitores filiados a partido político e com domicílio eleitoral no município até o dia 14 de setembro de 2021. Ainda segundo a resolução, não poderão participar do pleito suplementar os candidatos que deram causa à nulidade da eleição realizada em 2020.


As convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiadas e filiados que têm direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito. Assim como ocorreu nas eleições municipais de 2020, o módulo externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) será utilizado para registro da ata da convenção e da lista dos presentes. Os partidos políticos e coligações devem solicitar à zona eleitoral responsável, até o dia 4 de fevereiro, o registro de candidatura dos escolhidos em convenção.


As eleições suplementares se tornaram necessárias em Itatiaia depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o registro de candidatura do ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu, depois de considerar que ele tentava um terceiro mandato.


Comments


bottom of page