Rio de Janeiro, 03/5/2024
Por Gilson Barcellos
Rodrigo Neves em busca do seu terceiro mandato como prefeito de Niterói, recentemente declarou que se eleito cumprirá todo o mandato e que não vai renunciar no meio do caminho para disputar e eleição de governador em 2026
O ex-prefeito por dois mandatos (entre 2013 e 2020), Rodrigo Neves (PDT), está liderando a pesquisa do Instituto Gerp na corrida pela Prefeitura de Niterói, onde até o último dia 1º de Maio comandava a Secretaria Municipal Executiva.
Dando o pontapé inicial na pré-campanha para a eleição de outubro próximo, Neves buscou os holofotes no dia 02 de fevereiro de 2023, ao assumir a Secretaria Executiva de Niterói com a presença de cerca de mil convidados.
A partir daí, em todos os eventos oficiais com a presença do prefeito Axel Grael (PDT), seu afilhado político, Rodrigo Neves tinha espaço do palanque para falar dos seus feitos durante todo os seus dois mandatos.
O Instituto Gerp anunciou pesquisa para as eleições em Niterói. Rodrigo Neves está com 46% das intenções de voto contra 18% do principal adversário, o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL).
Se a eleição fosse hoje, Rodrigo Neves ganharia no primeiro turno.
Jordy segundo a pesquisa tem a maior rejeição. Um em cada quatro eleitores não votaria no bolsonarista de maneira alguma.
Talíria Petrone (PSol), também deputada federal , aparece com 7% das intenções de votos.
O levantamento do Instituto Gerp incluiu pela primeira vez o nome de Bruno Lessa (PSD) após ele anunciar a intenção de concorrer à Prefeitura. Lessa somou 3%.
Na última eleição, quando o prefeito Axel Grael (PDT) foi eleito no primeiro turno, Lessa concorreu como vice na chapa de Felipe Peixoto (PSD). Hoje, Felipe declarou apoio a Rodrigo Neves. Eleitores que não sabem ou não responderam em quem votariam foram 14% segundo o Gerp.
O Instituto Gerp entrevistou 1250 eleitores em Niterói. A margem de erro é de 2,83% e o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RJ-01315/2024.
Comments