Rio de Janeiro, 19/5/2023
Por Gilson Barcellos
Até o momento, o PSD presidido no Estado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, tem como candidato a prefeito de Petrópolis, o secretário de estado de Óleo, Gás e Energia e Indústria Naval o deputado federal licenciado Hugo Leal. Em Niterói, o pré-candidato é o subsecretário de Hugo Leal, o ex-deputado Felipe Peixoto. O bolsonarista deputado federal Carlos Jordy (PL) também tentará a sucessão do prefeito Axel Grael (PDT), que deverá abrir mão da candidatura para apoiar seu secretário-executivo e ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT).
O ex-prefeito José Camilo Zito, também do PSD, é forte candidato à Prefeitura de Duque de Caxias. Vem caminhando por toda a cidade e está apavorado com o que vê. "Está na hora de acabar com esse descaso, com essa incompetência que se instalou na nossa cidade", disse Zito certa vez ao GBNEWS. em São Gonçalo, o prefeito bolsonarista Capitão Nelson (PL) vai tentar a reeleição e seu mais forte adversário deverá ser o deputado federal petista Dimas Gadelha que ficou em 2º lugar na última eleição municipal.
No Rio, Eduardo Paes é declaradamente candidato a reeleição. O senador Flávio Bolsonaro (PL) anunciou que não será candidato seguindo a orientação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O PT está tentando emplacar um nome na chapa de Paes.
CONTINUA DEPOIS DO COMERCIAL
Em Itaboraí, cidade também da Região Metropolitana, o prefeito Marcelo Delaroli (PL) é candidatíssimo à reeleição. Segundo pesquisas internas, sua administração está com quase 90% de aceitação popular. Deverá ter como adversária a deputada estadual petista Zeidan.
Na cidade recordista de arrecadação de royalties do petróleo (alguns bilhões de reais/ano), Maricá deverá ter uma eleição disputadíssima. O prefeito Fabiano Horta (PT) está no segundo mandato e a disputa interna do Partido dos Trabalhadores está acirrada. O deputado federal Washington Quaquá quer voltar a governar a cidade. O deputado estadual Renato Machado não abre mão da sua candidatura. Porém, o secretário de governo e presidente regional do PT, João Maurício, começou a marcar presença em todos os eventos oficiais ao lado do prefeito. Se o PT emplacar o vice no Rio, o PSD pode emplacar o vice em Maricá já que o partido sempre integrou a base de apoio ao governo municipal na Câmara de Vereadores.
Maricá é a única cidade do Rio de Janeiro que é comandada pelo Partido dos Trabalhadores. Tudo começou em 2008, mas nas eleições de 2024, a oposição promete marcar presença com intensidade. O Partido Liberal (PL) do governador Cláudio Castro pode lançar a dobradinha, deputados estaduais Filippe Poubel-Guilherme Delaroli, ainda sem definição de quem será o cabeça de chapa. Poubel foi vereador na cidade e Guilherme é de família tradicional da política de Maricá.
Como a política é dinâmica, uma caixinha de surpresas, tudo pode acontecer até outubro do ano que vem.
Comments