top of page

Educação de Maricá em parceria com a PM forma 500 alunos no Proerd

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 02/7/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Bernardo Gomes

Alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino de Maricá concluíram o curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura dos 500 estudantes do 5º ano aconteceu na Arena Flamengo e reuniu estudantes, familiares, professores, policiais e autoridades municipais em um momento de celebração e cidadania.

 

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e tem como principal objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência, além de fortalecer a autoestima, o respeito mútuo e a tomada de decisões responsáveis. As aulas são ministradas por policiais militares capacitados, que se tornam figuras de confiança e diálogo para os estudantes.

 

“Além de ser um referencial de disciplina e de como dizer não às coisas ruins, o Proerd também vem para desmistificar a ideia de que a polícia é agressiva ou violenta. Estreitamos laços com a comunidade e damos outra perspectiva ao perfil de caráter de segurança. Esse também é um grande valor do projeto”, disse a subsecretária de Educação de Maricá, Aline Simonassi.

 Neste semestre, estiveram envolvidos no programa da Secretaria Municipal de Educação em Parceria com a Polícia Militar,  estudantes do E.M. Ataliba, CEPT Anísio Teixeira, E. M. Carlos Magno, E.M Joaquim Eugênio e E.M. Benvindo Taques Horta. Durante o curso, os alunos participaram de atividades lúdicas e educativas que abordaram temas como prevenção ao uso de substâncias ilícitas, valorização da vida e construção de um futuro saudável e seguro.

 

Na cerimônia desta terça-feira, todos receberam certificados de conclusão, reconhecendo o esforço e o comprometimento com os valores do programa. Os alunos Isac Ribeiro Volotão da Silva, do Benvindo Taques Horta, e Emanuele Cristina Alves, do Anísio Teixeira, foram premiados ainda com uma bicicleta, cada, por terem feito as melhores redações entre todos os participantes.

"Maricá sempre se destaca como cidade que dá importância para o Proerd. E este ano é especial, pois completamos 33 anos de programa. Alcançamos as famílias através dessa gestão de parceria", afirmou o tenente Hélio Vieira, subcoordenador técnico do Proerd no Rio.

 

Comments


bottom of page