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DTA Engenharia vai dragar o Canal de São Lourenço em Niterói e construir o Porto de Maricá

Rio de Janeiro, 04/4/2024

Por Redação GBNEWS

Canal de São Lourenço em Niterói


O anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço pelo presidente Lula (PT), nesta terça-feira (01/4), no Porto de Niterói, colocou sob os holofotes a importância dos projetos de infraestrutura para alavancar os setores portuário e de logística, além do incremento à economia do País. E contar com a expertise de empresas voltadas a estes mercados tem sido fundamental para que o Brasil esteja pronto para atender a demanda e se manter competitivo no cenário mundial.

Lula esteve em Niterói na tarde de segunda-feira no dia 1º de abril

 

Dentro dessas expectativas, a DTA Engenharia tem se mostrado eficaz ao propor soluções e apresentar projetos capazes de transformar portos, praias e regiões em busca de aumento da produtividade e geração de renda. Único grupo 100% brasileiro a atuar no segmento de dragagem portuária pesada no Brasil, conforme o GBNEWS já noticiou, a DTA está à frente do consórcio responsável pelo aumento de profundidade do acesso aquaviário ao Porto de Niterói para 11 metros, gerando 20 mil empregos diretos e indiretos ao revitalizar todo o segmento dentro do projeto Niterói 450 anos. O serviço é visto como essencial para a competitividade da indústria naval de Niterói.

 

Além disso, a empresa, que se destaca por ter desenvolvido um modelo de negócio inovador, com preços e prazos reduzidos, vai construir o chamado Porto de Jaconé, nome popular dos Terminais Ponta Negra (TPN), no município de Maricá (RJ). O complexo será o maior empreendimento portuário 100% privado do País e promete uma nova realidade para o estado do Rio de Janeiro.

Além do porto em Maricá, a DTA Engenharia também construirá uma estrada de ferro para transporte de carga ligando o porto ao município de Rio Bonito, conforme o GBNEWS noticiou com exclusividade em 12 de maio de 2023

 

Serão 5,5 milhões de metros quadrados responsáveis por praticamente toda a movimentação diária de petróleo do pré e pós-sal. Atualmente, não há nenhuma instalação capaz de atender essa procura de petróleo nas operações STS - Ship-to-Ship. O potencial de geração de impostos anual pelo empreendimento é de R$230 milhões (ISS, ICMS, Cofins, IR), conforme dados da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro.

 

E não para por aí. A DTA fez parte do consórcio que desenvolveu os estudos de privatização dos portos de Santos e São Sebastião, no litoral de São Paulo, ou seja, a forma como a gestão dos portos seria repassada à iniciativa privada. Também deteve o contrato de dragagem do complexo santista, o maior da América Latina, e dos portos de Paranaguá e Antonina, onde firmou o maior contrato de dragagem de manutenção, pelo período de cinco anos. 

 

Recentemente, a DTA venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma, que representa  um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural da região. Os serviços vão garantir a sustentabilidade local a longo prazo, protegendo-a dos efeitos prejudiciais da erosão e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.

 

Ainda neste nicho de atuação, a DTA Engenharia concluiu, em março último, a recuperação da Praia de Jurerê, uma das mais conhecidas de Santa Catarina, localizada na região norte de Florianópolis. O serviço foi realizado em tempo recorde, pouco mais de 40 dias. Foram recuperados cerca de 50 metros de faixa de areia ao longo dos 3.500 metros de extensão da praia.

 

 Outras praias que contaram com a expertise da DTA foram Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, em Santa Catarina, além da Curva da Jurema e Camburi, no Espírito Santo. A DTA é hoje responsável por ter executado mais de 4 milhões de metros cúbicos de aterro hidráulico, apenas em obras de recuperação de praias. Esse tipo de serviço é capaz de garantir o desenvolvimento regional, sobretudo com o incremento do turismo, a valorização imobiliária e a proteção das estruturas costeiras.

 

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