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Dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói não tem igual em todo o Brasil

Rio de Janeiro, 18/9/2023

Por Redação GBNEWS

Da esquerda para a direita: Almirante Paulo José (DTA), engenheiro Ronaldo Fucci (diretor Portos Rio), engenheiro João Acácio (presidente da DTA Engenharia) e Luiz Albano (DTA), após a solenidade no gabinete do prefeito Axel Grael (foto Agência GBNEWS)


O prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT) e o presidente da DTA Engenharia, engenheiro João Acácio, assinaram na manhã desta segunda-feira (18), o contrato para a dragagem do Canal de São Lourenço. Participaram do evento na sede da prefeitura niteroiense, representantes do setor de Petróleo e Gás, pesca e atividade do município, além de diretores da DTA que executará o trabalho ao lado da SK Infraestrutura, que formam o Consórcio Fluminense, vencedor da concorrência pública.

Prefeito Axel Grael e o contrato assinado com o Consórcio Fluminense formado pela DTA Engenharia e SK Infraestrutura (Ascom/PMN)


“A dragagem do Canal de São Lourenço vai ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário de Niterói e vai revitalizar todo o segmento voltado para a Economia do Mar, gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.


O trabalho foi intenso para alcançarmos essa conquista de hoje. A obra foi licenciada ainda na gestão do ex-prefeito @rodrigoneves_rj e avançamos várias etapas até chegar propriamente a essa fase dos projetos que serão executados pelo Consórcio vencedor. Esse é um dos maiores licenciamentos ambientais da história do estado!”, afirmou o prefeito Axel Grael.


“Passa um filme na cabeça. Em 1998, ainda como vereador, criei a frente parlamentar da indústria Naval e do setor portuário, com vários representantes que hoje participam dessa assinatura. Os setores naval e offshore sofreram muito. Passamos em 2000 por uma retomada do setor naval, com política de controle nacional, onde tivemos um grande salto na atividade e, nos últimos seis anos, o setor naval sofreu muito. Agora estamos organizando uma agenda com o governo federal, porque sabemos que a política da indústria naval tem muito a ver com políticas macroeconômicas e vamos sentar para conversar sobre o setor naval e off shore. Então estamos celebrando a dragagem", comemorou o ex-prefeito e secretário Executivo Rodrigo Neves (PDT).


Segundo o diretor comercial da DTA Engenharia, Raphael Salgado, na dragagem do Canal de São Lourenço, que vai começar em dezembro, serão gerados 500 empregos diretos e 2.500 indiretos. “O prazo de execução é de 15 meses e o investimento da Prefeitura de Niterói será de R$ 137.590.902,49”, acrescentou Salgado.


Projeto geométrico e com sinalização náutica

Engenheiro João Acácio, presidente da DTA (Internet)


Antes de iniciar a dragagem, é necessária a retirada de um material acumulado que não pode ser aproveitado. Para isso, serão instaladas geobags, em uma técnica que armazena e desidrata a retenção de sólidos ou lodo da água, sem devolvê-la ao mar. Em outra etapa, a obra se concentrará na parte de trás dos estaleiros, onde já foi feita, há alguns anos, uma intervenção, mas não deste porte. Também será feito estudo geométrico e de sinalização náutica.


“Somos um grupo brasileiro e essa é uma das maiores obras já realizadas por uma prefeitura no Brasil. Não é uma dragagem convencional, pois são várias etapas, com retirada de sedimentos contaminados. Isso exigirá muita técnica. Será um grande desafio e tudo será feito com equipamentos especializados e utilizando mão-de-obra local", explicou João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia, líder do consórcio que, dentre outros, realizou trabalhos em locais como Ilha Comprida e Balneário Camboriú.


A DTA Engenharia também será a responsável pela construção do Porto de Maricá e da ferrovia de transporte de carga que ligará Jaconé ao município de Rio Bonito, com a geração de 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos.


Dragagem do Canal


O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7 m para 11 m a sua profundidade, o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.


“Niterói se mostra à frente. Não existe outra prefeitura no Brasil realizando algo desta proporção. A dragagem seria uma atribuição do governo Federal, mas a Prefeitura assumiu os estudos de impacto ambiental e vai custear a obra, um divisor de águas para nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos nesta missão. Estamos avançando com infraestrutura, oportunidades, sustentabilidade, mais empregos e mais qualidade de vida. Vamos em frente!”, disse entusiasmado o prefeito niteroiense Axel Grael.



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