top of page

Domingo tem mutirão de limpeza e preservação da Lagoa de Marapendi

Rio de Janeiro, 16/3/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

Contribuir para um mundo cada vez mais refrescante e sustentável são propósitos da marca Sprite, que trocou o icônico verde da sua embalagem pela transparência, para facilitar o processo de reciclagem. A mudança também marcou o início do projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas da marca realizado em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil e o programa Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil.

Em mais uma etapa, a ação chega dia 19 de março na capital carioca. O local escolhido para preservação foi a Lagoa de Marapendi, situado no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do município. A Coca-Cola Andina, o Blue Keepers e a ONG SOS Lagoa coordenarão o mutirão de limpeza, garantindo a destinação correta dos resíduos coletados, que será feita pela Coleta seletiva e regular da Comlurb. O evento será aberto ao público com vagas limitadas e para mais informações entre no perfil do Instagram: @unidos_vamos_salvar_as_lagoas.

O movimento SOS Lagoas foi fundado em 2018 pela moradora da Barra da Tijuca e praticante de windsurf Cristiana Queiroga, que realiza mutirões mensais de limpeza e de conscientização, buscando mobilizar sociedade civil e órgãos públicos e estimular que cada cidadão se torne protagonista na recuperação das lagoas da toda cidade. “O SOS LAGOAS vem fazendo mutirões de limpeza nas lagoas do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, num ritmo intenso, há 6 anos. Desde então, já tiramos mais de 15 toneladas de resíduos de nossas margens e, para nós, é evidente que para recuperar nossas lagoas, existe a necessidade de todos se envolverem nesta causa, que requer atenção, perseverança e coragem multidisciplinar. Somente UNIDOS poderemos salvar estas águas e a nós mesmos. Cada um cumprindo seu papel da melhor maneira possível. Acreditamos que por meio dos mutirões damos a oportunidade de todos perceberem a beleza e potencial que nos cerca e poucos conhecem”, completa Cristiana Queiroga.

Sprite também conta com o apoio da Andina, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil nesta região. “Iniciativas como essa ajudam a plantar uma pequena semente de conscientização no presente para que ela floresça no futuro com as próximas gerações. Nosso apoio é no sentido de contribuir e esperar que ações como a que iremos realizar na Lagoa de Marapendi construam um futuro melhor, mais verde, limpo e sustentável”, destacou Renato Barbosa, CEO da Rio de Janeiro Refrescos.

O calendário de limpeza de praias, rios e lagoas de Sprite teve início em novembro de 2022 - já passou e passará por seis grandes cidades brasileiras ao longo do ano: Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA) e Santos (SP). Cada cidade contará com pelo menos quatro limpezas de mobilização, sensibilização e coleta.

Informações:

Data: 19 de março (domingo)

Local: Lagoa Marapendi

Horário: 8:30

Link para inscrição com vaga limitadas: Mutirão Sprite inscrições

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website


コメント


bottom of page