top of page

Dia Mundial do Pão: Firjan SENAI Niterói realiza oficinas gratuitas

Rio de Janeiro, 16/10/2022

Por Redação GBNEWS

O Dia Mundial do Pão, comemorado neste domingo (16), foi festejado na sexta-feira, na Central de Abastecimento de Niterói (CADEN) com oficinas gratuitas de panificação e confeitaria. A iniciativa foi realizada por meio de parceria entre os sindicatos que representam o setor na região, SINDPANIFIC e SIAN e a Firjan SENAI Niterói, que direcionou instrutores dos cursos de qualificação para ministrar as aulas de brigadeiro gourmet, pizza, biscoito e panificação. O evento atraiu mais de 70 alunos, que ao longo do dia tiveram a oportunidade de se aperfeiçoarem para atuação no setor, que tem a região Fluminense como a terceira maior do país.

Em todo o Brasil, o Rio de Janeiro é um dos três estados, juntamente com São Paulo e Minas Gerais, que mais se destaca no segmento de panificação. O estado conta com 5,2 mil empresas do setor, o que corresponde a 8% de todos os estabelecimentos de panificação do país. A atividade emprega no estado, 37,6 mil profissionais, representando 9% da atuação no segmento em todo o país.

“Essa é uma tradicional iniciativa que realizamos para marcar essa data que comemora a atividade de um setor da indústria de grande importância não só para a nossa região, mas como para todo o Estado”, destacou o gerente executivo regional da Firjan SENAI SESI, Anderson Carolo. Em Niterói, de acordo com os sindicatos do setor - SINDPANIFIC e SIAN – a panificação representa 30% da economia local e gera atualmente cerca de 16 mil empregos diretos. Entre as associadas aos sindicatos estão mais de 80 padarias e 15 indústrias do setor de alimentação.


“Todo ano realizamos ações que incentivam a qualificação de mão-de-obra, além de atrair profissionais para o segmento. São cursos pequenos destinados para quem quer se especializar ou somente conhecer um pouco mais da prática”, destacou o presidente do SINDPANIFIC e SIAN, Sérgio Bousquet, ressaltando a importância do constante investimento na formação profissional e qualificação do mercado de trabalho.

As aulas, ministradas em uma unidade móvel da Firjan SENAI Niterói foram destinadas para o público em geral, mas principalmente para as pessoas que buscam ampliar conhecimentos para a atuação no setor.

Firjan SENAI Niterói oferece qualificação profissional para o setor

Mais de 600 alunos participam de cursos de formação e qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. Ao longo do ano foram formadas 50 turmas pela Firjan SENAI Niterói para a atuação em áreas do segmento como auxiliar de padaria e confeitaria, padeiro, pizzaiolo, confeiteiro, confeitaria fina, fabricação de bolos artísticos, pães, sobremesas e doces finos.




Comments


bottom of page