Rio de Janeiro, 21/3/2023
Por Redação GBNEWS
Museu do Amanhã fica na Zona Portuária no Centro do Rio
No Dia Mundial da Água, 22 de março (quarta-feira), às 10h, o Museu do Amanhã e a Oceana promoverão a mesa redonda “Oceanos do Amanhã: Como Combater a Poluição por Plásticos?”. Gratuito e aberto ao público, o encontro, que também comemora o Dia Mundial das Águas, terá mediação de Fabio Scara, diretor da Escola de Futuros do Instituto de Desenvolvimento e Gestão; e participações de Lara Iwanicki, gerente-sênior de Advocacy da Oceana; da bióloga Janaína Bumbeer, gerente de projetos na Fundação Grupo Boticário; e Rodrigo Tardin (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ).
O evento também abordará os avanços do Museu do Amanhã no processo para se tornar uma Zona Livre de Plástico a partir da parceria técnica com a Oceana. Em um ano, o equipamento cultural substituiu em suas dependências, como bilheteria, lojas e café, o uso de plástico filme, capas, luvas, copos e sacolas feitas de plástico descartável.
A mudança fez a instituição buscar fornecedores diversos com materiais alternativos e mais sustentáveis. As garrafas PET descartáveis, por exemplo, foram substituídas por garrafas reutilizáveis, enquanto as sacolas descartáveis deram lugar a ecobags e sacolas feitas de papel.
Construído na zona portuária do Rio de Janeiro, no Pier Mauá, o Museu do Amanhã tem projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, cuja edificação pós-moderna e sustentável dialoga diretamente com a Baia de Guanabara, que, ao longo dos séculos, enfrenta forte degradação ambiental.
Serviço
Oceanos do Amanhã: Como Combater a Poluição por Plásticos?
Onde: Museu do Amanhã (Praça Mauá, Rio de Janeiro)
Quando: Quarta-feira, (22/03), das 10h às 11h30
Participantes: Fabio Scarano (diretor da Escola de Futuros do Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Lara Iwanicki (gerente sênior de Advocacy da Oceana), Janaina Bumbeer (gerente de projetos da Fundação Boticário) e Rodrigo Tardin (Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ).
Comments