Rio de Janeiro, 08/8/2024
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
O comércio de Petrópolis já começa a sentir os efeitos da movimentação de compras do Dia dos Pais e a expectativa é de maior intensidade nas lojas nos próximos dias. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que cerca de 13,42 milhões de consumidores deixarão para comprar os presentes nos dias que antecedem a data, contribuindo significativamente para o aumento das vendas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, associada à CNDL, indica que o consumidor garanta uma compra com mais calma antes de sábado, quando a previsão é de lojas cheias.
Segundo a pesquisa CNDL/Offerwise, 22% garantiram os presentes dos pais ainda em julho e 51% estão indo às lojas esta semana, enquanto 12% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Pais. Apesar da importante movimentação na economia, o número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, passando de 21% para 27%.
No total, a data deve levar 110,9 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 25,56 bilhões no comércio. Ao todo, estima-se que 110,9 milhões de brasileiros irão às compras, movimentando aproximadamente R$ 25,56 bilhões no comércio nacional.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Claudio Mohammad, destaca a importância do Dia dos Pais para a economia local, ressaltando que a data não apenas movimenta o comércio, mas também outros setores, como bares e restaurantes. "A expectativa é que a movimentação seja intensa, com muitas famílias optando por celebrar em restaurantes, o que acaba beneficiando toda uma cadeia de segmentos econômicos. Essa data é crucial para o fortalecimento do nosso comércio, proporcionando um aumento significativo nas vendas e nos serviços ", afirma Claudio.
Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. 78% pretendem pagar à vista
Oito em cada dez consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%). Para 75% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros este ano; 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais baratos.
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito (24%). 37% preferem pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações.
O levantamento aponta ainda que 82% dos consumidores pretendem pagar o presente sozinhos, enquanto 14% vão dividir, seja uma parte do valor (8%) ou integralmente (5%), com outra pessoa. Entre estes, 27% pretendem dividir o pagamento do presente porque os preços estão muito altos, 26% querem dar um presente melhor/mais caro e 23% afirmam que é uma forma de reduzir os gastos.
Entre os entrevistados, 65% pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro.
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