Rio de Janeiro, 20/6/2023
Por Redação GBNEWS
Foguinho Heritier, em foto de Fábio Motta (Prefeitura do Rio)
Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, a Secretaria de Cidadania da Prefeitura do Rio vai realizar, em parceria com a Core Response, o Sarau do Refúgio, com apresentações artísticas e rodas de conversas, no Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI Rio), no bairro da Gamboa, a partir das 14:00h.
O Sarau do Refúgio vai apresentar manifestações artísticas produzidas pela população refugiada imigrante e apátrida da cidade do Rio de Janeiro e é uma homenagem para esta população, que mora no município. Visa também socializar o trabalho de produção artística das pessoas e coletivos que têm utilizado o CRAI RIO como espaço de acolhimento e ateliê.
O evento será um momento de confraternização, entre a população refugiada, imigrante e apátrida e as organizações parceiras e instituições da prefeitura e Estado do Rio de Janeiro. Além de apresentar o trabalho feito pela CORE e a SECID, desde janeiro de 2023, no processo de construção e implementação dos serviços do Centro de Referência: o abrigo emergencial, assistência sócio-jurídica e psicológica e acolhimento de projetos culturais.
O secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, ressalta a importância de comemorar o Dia do Refugiado. “Celebrar essa data é sublinhar a importância de implementarmos cada vez mais ações de acolhimento, integração e capacitação para que essa população amplie suas perspectivas de inclusão social e de geração de renda e que sua cultura ganhe visibilidade e seja respeitada”, afirma o secretário.
Programação Sarau do Refúgio
14h – Abertura
14h - Grupo Cultural Popular Venezuelano "Resgatando Raízes"
Grupo Cultural Popular Venezuelano "Resgatando Raízes": Grupo de crianças refugiadas venezuelanas dedicadas às danças tradicionais da Venezuela.
14h30 - Mister Doss
Cantor do Benin especialista em Afropop, Afrozouk e R&B
15h00 – Haitídansco
Grupo composto por pessoas refugiadas de origem haitiana, com um show de dança e percussão do Haiti.
15h30 - Coletivo Resistências Estéticas
Dupla de artistas refugiados que farão uma performance chamada MIgrator. Convidarão ao público para experimentar a maquiagem artística em seu rosto.
16h - Foguinho Heritier
Destacado dançarino congolês que trabalha com músicas tradicional e folclórica.
16:30h - Banda Musical Saoko
Reconhecida banda latinoamericana, especialista em ritmos latino-americanos como salsa, cumbia, boleros, merengue com um sotaque carioca.
17h – TheWoo
Banda congolesa de Afro, trap, funk
18h Encerramento
Local: CRAI RIO
Endereço: Rua Bento Ribeiro 86, Gamboa
Comentários