top of page

Dia do Gari: trabalhadores são exemplo de cuidado e carinho nas ruas de Niterói

Rio de Janeiro, 16/5/2024

Por Redação GBNEWS

Fotos: Alex Ramos

Thereza Maria Cardozo tem 77 anos e nem pensa em deixar de trabalhar nas ruas: “Eu amo varrer as ruas do Fonseca, os moradores gostam muito de mim. Eu nem penso em parar. Já me ofereceram para trocar de setor e fazer um serviço mais leve por conta da minha idade, mas eu não quero! Eu amo varrer rua, amo ser gari”


Eles fazem parte do dia a dia dos moradores de Niterói e de todas as cidades do mundo. Saem de suas casas pela manhã e percorrem os bairros realizando coleta ou varrição para que a população possa ter uma cidade limpa. Neste dia 16 de maio, é comemorado o Dia do Gari. Esses profissionais da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) integram os 13 Distritos de Limpeza Urbana (DLU) da cidade e fazem parte do pelotão de agentes públicos da Prefeitura que contribuíram para que, em 2023, a cidade ficasse em primeiro lugar no ranking nacional do Índice Sustentar de Limpeza Urbana (Islu), desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e pela consultoria PwC.

 

A Clin é responsável pela limpeza urbana e destinação final dos resíduos sólidos produzidos em Niterói. Além dos serviços executados na sede, os distritos funcionam como postos avançados de prestação de serviços à comunidade, responsáveis por coletar diariamente mais de 500 toneladas de resíduos domiciliares e 200 toneladas de resíduos públicos.

 

Uma dessas guerreiras é Dora Maciel, de 64 anos, com 32 anos de serviço. Antes de trabalhar na Clin, ela passava por dificuldades – após se separar do pai de duas filhas, chegou a dormir na rua. Em 1992, ela entrou para a Companhia e em 1997 teve sua primeira promoção para encarregada. Hoje, como coordenadora, comanda uma equipe com mais de 32 colaboradores.

“Eu escolhi trabalhar na Clin porque vi uma oportunidade de melhorar financeiramente para criar minhas duas filhas. Sabia que era uma empresa sólida e estruturada. Criei elas sozinha com o meu trabalho e ajudei minha mãe que já faleceu. Quando entrei, comecei a atuar varrendo as ruas do Barreto. A Clin é minha segunda casa. Paguei a faculdade das minhas duas filhas, uma gestora de RH e outra enfermeira. Agora, ajudo a pagar os estudos das minhas netas que estão fazendo faculdade de fisioterapia. Eu só tenho até a 8ª série, mas sempre quis dar o melhor para meus filhos e netos. Antes não éramos valorizados, mas hoje a população nos reconhece. Graças à minha profissão, tenho minha casinha e meu carrinho, e quando estou de folga sinto falta”, conta orgulhosa.

 

Para agradecer pelos serviços prestados e homenagear o Dia do Gari, celebrado em todo o Brasil, a Companhia de Limpeza de Niterói vai realizar um café da manhã nos distritos da cidade e na sede, como forma de reconhecimento.

 

“Neste dia especial, queremos reconhecer não apenas o trabalho árduo que os garis realizam diariamente, mas também o amor e orgulho que dedicam a suas funções. Vocês são parte essencial do nosso município e sem o seu esforço, Niterói não seria a cidade incrível que é. Vocês trabalham incansavelmente para manter a cidade limpa e segura para todos os seus habitantes. Seu compromisso e dedicação são exemplos inspiradores para todos nós”, destaca o presidente da Clin, Luiz Carlos Fróes.

 


Comments


bottom of page