top of page

Detran atende motociclistas, profissionais de entrega por aplicativo e estudantes em mutirões

Rio de Janeiro, 22/10/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Márcio Leandro/Detran.RJ

O Detran.RJ realizou neste sábado (22) um mutirão para atender os motociclistas, oferecendo emissão e renovação de carteiras de habilitação e serviços relacionados às motocicletas, como transferência de propriedade, troca de placa, segunda via de CRV e primeira licença. Entre os atendidos com exclusividade estavam os profissionais que trabalham fazendo entregas por aplicativo, como Tiago Leitão Castro, morador do Catete, dono de uma motocicleta com baú. De uma só vez, Tiago conseguiu fazer a troca da placa de sua moto e também renovou a carteira de habilitação, que tinha vencido na pandemia. Em uma hora, resolveu tudo: "Estava com o Duda pago há dois meses, mas é muito difícil parar o trabalho durante a semana. Ainda bem que o Detran fez esse mutirão. Quando soube que o posto ia abrir no sábado, corri para cá logo cedo e foi o que salvou", disse ele.

Tiago e os demais motociclistas atendidos ganharam de brinde antenas contra linhas de pipa, e também prospectos da Agência de Fomento do Rio (AgeRio), do Governo do Estado, informando sobre a abertura de uma linha de microcrédito voltada exclusivamente para os motociclistas que fazem entregas. Com valor de financiamento de até R$ 21 mil, o crédito pode ser solicitado para aquisição e manutenção do veículo, além da compra de máquinas e equipamentos usados no trabalho, como baú, mochila de entrega, bagageiro, capacete e colete, entre outros itens. O prazo de pagamento é de 24 meses, com taxa de juros de 0,25% ao mês. Também foram resolvidos casos de motocicletas sem placa, como a do analista de sistemas Victor Hugo Cunha, morador de São Conrado, que comprou a moto na pandemia e ainda não tinha feito a primeira licença por falta de tempo. Ele viu a notícia sobre o mutirão em um noticiário de televisão e percebeu que era a oportunidade certa para quem tem dificuldade de agendar atendimento em horário de trabalho, durante a semana. "Foi muito bom o Detran oferecer esse serviço no sábado. Para mim funcionou perfeitamente. Consegui resolver o problema", afirmou Victor, que também foi presenteado com antena de proteção contra linhas de pipa.

Os motociclistas foram atendidos por ordem de chegada, sem agendamento, em seis postos do Detran.RJ, sendo quatro na capital (Shopping Aerotown, na Barra; Largo do Machado; Campo Grande; e Avenida Francisco Bicalho), um em São Gonçalo (Neves) e outro na Baixada Fluminense (Belford Roxo). Outros mutirões para motociclistas como esse serão realizados, dentro da campanha “Entrega 5 estrelas”, feita em parceria do Detran.RJ com a Fecomércio RJ e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O objetivo é aumentar a segurança no trânsito e prevenir acidentes envolvendo motofretistas e mototaxistas. “Em parceria com Fecomércio RJ e INTO, e agora com a AgeRio, estamos oferecendo esse atendimento especial aos motociclistas, no sábado, como forma de facilitar a vida daqueles profissionais que não têm tempo para ir aos postos do Detran durante a semana. Outros mutirões como esse serão realizados ainda este ano. Os interessados devem ficar atentos às notícias em nosso site e nossas redes sociais”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder. O mutirão também foi aberto aos motociclistas não profissionais, inclusive os integrantes dos motoclubes do Estado do Rio de Janeiro. Também participaram agentes da Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran.Rj. Eles coordenaram o trabalho dos promotores da Fecomércio, que exibiram faixas nos postos com o lema da campanha de conscientização dos motofretistas: "Entrega 5 estrelas é a que leva você de volta para casa". Mutirão para estudantes Também foi realizado neste sábado o segundo mutirão especial do Detran.RJ para fornecer carteiras de identidade aos estudantes que vão realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares, cursos e concursos como os do Colégio Militar e Pedro II. O mutirão exclusivo foi realizado em mais de 120 postos de identificação civil do Detran, em todas as regiões do Estado do Rio, com atendimento por ordem de chegada e sem necessidade de agendamento. No posto do Niterói Shopping, em Niterói, a estudante Victória Elizabeth, que vai fazer o Enem, disse que adorou ter feito a carteira de forma rápida neste sábado. "O Detran.RJ super me ajudou nessa burocracia, atendendo de forma rápida nesse mutirão. Foi ótimo porque vou precisar do documento para fazer o Enem", disse ela. Mário Soares Macedo Neto, que também está se preparando para o Enem, ficou feliz de ter encontrado o posto sem fila alguma. "O mutirão me ajudou muito, pois agora já estou tirando minha nova identidade", disse ele.


コメント


bottom of page