Rio de Janeiro, 14/10/2021
Por Redação GBNEWS
O bacalhau está com prestígio em alta na terra de Araribóia
Em meio à pandemia do coronavírus, inflação alta, desemprego e outros problemas mais causados pela Covid-19, em Niterói, os vereadores encontraram um tempinho para votar a favor de tornar o bacalhau patrimônio cultural e imaterial da cidade. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14).
A proposta é do vereador Fabiano Gonçalves, do Cidadania, afirmando que o bacalhau é um dos insumos utilizados para os petiscos e pratos mais charmosos de Niterói.
"O produto é adotado como referência para diversos empreendimentos gastronômicos em Niterói, além de representar muito bem a gastronomia portuguesa e sua enorme comunidade enraizada na cidade desde sua fundação", afirma Fabiano.
De acordo com o projeto do vereador Fabiano Gonçalves, a Semana do Bacalhau será celebrada de 15 a 22 de novembro de cada ano, coincidindo com o período de comemoração do aniversário de Niterói.
"Além da questão cultural, podemos adentrar na questão econômica e turística, pois atrairá milhares de pessoas para conhecer os pratos e restaurantes mais famosos de Niterói", declara o vereador.
A lei também prevê que a prefeitura ainda poderá promover concursos para a escolha do “prato da cidade”, bem como realizar feiras gastronômicas para exaltar o prato.
Comments