Rio de Janeiro, 02/12/2022
Por Gilson Barcellos
Fotos: Agência GBNEWS
Jorge Colaço, Alexandre Oliveira, Danielle Barros, Gilson Lira e Sérgio Firmino no final do encontro com a secretária que recebeu um livro sobre a vida de Madeleine Colaço e uma camisa da Inocentes de Maricá
EXCLUSIVO: A cidade de Maricá, Região Metropolitana II do Rio de Janeiro, tem tudo para festejar nesta sexta-feira (02), o Dia Nacional do Samba. Ontem, a secretária de estado de Cultura, Danielle Barros, mostrou-se receptiva em apoiar a criação do Polo Criativo da Indústria do Carnaval autorizado pelo prefeito Fabiano Horta (PT), que também vai instalar na cidade o Polo da Moda e a Universidade do Carnaval.
Em seu gabinete, Danielle Barros acompanhada do assessor especial de Cultura e Economia Criativa do Carnaval, Sérgio Firmino, recebeu o presidente da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (LACAM), Gilson Lira, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) da Liga e presidente do G.R.E.S Inocentes de Maricá, Alexandre Oliveira, e Jorge Colaço, filho da artista plástica e tapeceira Madeleine Colaço. Eles apresentaram o projeto de criação do Polo Criativo da Indústria do Carnaval no município.
Secretária Danielle Barros lendo a matéria "Maricá terá Polos de Moda, de Carnaval e Universidade do Carnaval" publicada na edição de novembro no Jornal GBNEWS Impresso.
“Esse polo é muito importante para o Rio de Janeiro, principalmente para o interior fluminense. Vai gerar emprego e renda. Temos interesse em apoiar essa iniciativa”, disse a secretária de Cultura do governador Cláudio Castro (PL).
Alexandre Oliveira explicou que no lançamento do Polo de Moda de Maricá no mês passado, o prefeito Fabiano Horta autorizou o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, Olavo Noleto, a viabilizar o Polo Criativo da Indústria do Carnaval com a expertise da LACAM.
Lembranças
Danielle Barros recebeu a camisa da campeã do carnaval de Maricá e o livro sobre Madeleine Colaço
Neste encontro, Danielle Barros recebeu de Alexandre Oliveira uma camisa da Inocentes de Maricá que desfilará no Carnaval 2023 com o enredo “Madelaine Colaço e o Ponto Brasileiro … Que Deu Samba!!!” da carnavalesca Beth Morgado. Colaço, artista plástica e tapeceira, nasceu na França e viveu durante anos em Maricá onde é mantido até hoje o seu ateliê.
Danielle Barros parabenizou Jorge Colaço pela excelência do livro
A secretária de Cultura do Estado mostrou-se conhecedora dos trabalhos de Madelaine e ficou surpresa ao receber também o filho da artista. Jorge Colaço, presenteou Danielle com um livro sobre os trabalhos e premiações da sua mãe.
Fechando o encontro informal, os representantes da LACAM convidaram Danielle Barros para participar da abertura oficial do 1º Seminário de Carnaval de Maricá, no próximo dia 14, numa realização da CODEMAR em parceria com a Liga.
“Vou participar!”, garantiu a secretária estadual de Cultura que também estará na inauguração do muro grafitado da Escola Estadual Elisario Matta, na Rua Barão de Inoã, Centro de Maricá.
“Neste muro mostramos em quadros grafitados o desenrolar do nosso enredo “Madelaine Colaço e o Ponto Brasileiro … Que Deu Samba!!!”, numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação”, contou o presidente da Inocentes de Maricá.
A seguir o andamento da grafitagem no muro da Escola Estadual Elisario Matta (fotos divulgação):
Comments