top of page

Criada a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e da Valorização do Carnaval Brasileiro

Rio de Janeiro, 16/5/2023

Por redação GBNEWS

Foi criada oficialmente, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Samba e da Valorização do Carnaval. Articulada para debater e estimular agendas e estudos relacionados à indústria criativa do carnaval, a Frente tem como objetivo principal propor políticas públicas para a promoção, difusão e preservação do samba.


A criação do grupo suprapartidário é uma iniciativa dos deputados Washington Quaquá (PT-RJ) e Ricardo Abraão (União Brasil-RJ), e contou com 204 assinaturas de deputados e deputadas favoráveis à instauração da Frente. Eram necessárias apenas 178.


Quaquá argumenta que, a partir da apresentação de projetos legislativos, a Frente poderá contribuir para o fortalecimento do turismo e da economia, gerando mais empregos e renda.


“Queremos articular, junto aos governos, políticas públicas que incentivem a profissionalização daqueles que trabalham na indústria do samba e do carnaval. Afinal, ambos têm uma potência enorme, tanto para nossa cultura quanto para a economia, e precisam receber mais atenção do Congresso Nacional”, afirma Quaquá.


O secretário executivo da Frente, Clayton Ferreira – que é presidente da Superliga Carnavalesca do Brasil –, também já tomou posse. Sambistas, artistas e profissionais do Carnaval estiveram em Brasília para acompanhar a cerimônia e comemorar a criação da Frente, vista como uma oportunidade para o fortalecimento e a preservação da cultura do samba e do carnaval no país.


Na cerimônia, estiveram presentes diversos nomes ligados ao samba e ao carnaval brasileiro, como Kaxitu Campos (presidente da Fenasamba), Wallace Palhares (presidente da LigaRJ), Tatiana dos Santos Ireneu Alves (presidente da escola de samba Arranco), e Leandro Oliveira Queiroz (Liga das escolas de Samba de Guarulhos), entre outros.


A Frente agora aguarda o despacho de publicação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para a instalação. Feito isso, serão definidos os membros da direção e os coordenadores estaduais da Frente por eleição.


Komentarai


bottom of page