top of page

Covid-19: Maricá amplia vacinação com a XBB para a população em geral

Rio de Janeiro, 29/7/2024

Por Redação GBNEWS

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Maricá começou a aplicar a partir desta segunda-feira (29) a vacina XBB contra a Covid-19 na população em geral, com idade a partir de seis meses. O esquema vacinal será em dose única e é necessário respeitar o intervalo mínimo de três meses da última vacinação contra a doença. A ampliação do público-alvo na cidade busca fortalecer a proteção coletiva, evitando o desenvolvimento de casos graves e hospitalizações.

 

A imunização das pessoas a partir de 12 anos acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico; às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã; e também na USF São José 2, das 9h às 18h, nos mesmos dias. As crianças de seis meses a 11 anos podem se vacinar às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco; às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã 2; às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo); e às sextas-feiras na USF Bambuí, das 9h às 16h.

 

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação (caso tenha) em um dos polos destinados a cada faixa etária. É importante lembrar que a XBB é uma vacina atualizada elaborada pelo laboratório Moderna, que também protege contra as subvariantes da Ômicron, sendo fundamental para enfrentar cepas do vírus ainda em circulação e promovendo também o bem-estar da população.

 

A Secretaria de Saúde de Maricá ressalta que a vacinação com a XBB segue normalmente para os grupos prioritários. Ela é aplicada semestralmente em pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos (com imunidade baixa) a partir de 5 anos; além de gestantes e puérperas.

 

A imunização é anual para trabalhadores de saúde; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; àquelas com comorbidades ou deficiência permanente; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; população privada de liberdade e funcionários desse sistema; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; assim como pessoas em situação de rua.

 

 

Comments


bottom of page