Rio de Janeiro, 17/9/2021
Por Redação GBNEWS
Fotos: Anselmo Mourão
Os idosos de 93 anos ou mais recebem nesta sexta-feira (17), o reforço da vacina contra a Covid-19 em Maricá, desde que tenham recebido a segunda dose (D2) há mais de seis meses. Esta dose também está disponível para os imunossuprimidos de qualquer idade que tenham completado as duas doses há 28 dias ou mais.
Documentos necessários
Os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovantes da primeira e segunda dose, documento de identidade com foto e CPF. Os idosos acamados podem receber a vacina em casa. Basta entrar em contato com a unidade de referência para agendar o atendimento.
No caso dos imunossuprimidos, além do comprovante com as duas doses completas e da documentação com foto e CPF, é necessário laudo médico que comprove a condição de saúde.
Repescagem
Também nesta sexta-feira (17), Maricá faz uma repescagem da vacinação contra a Covid-19 para todas as pessoas com 18 anos ou mais. A vacinação ocorre em todos os polos e Unidades Volantes de Vacinação (UVV), sendo necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
Em casa
A secretária municipal de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que garantir a imunização em casa àqueles que não podem se locomover é uma estratégia importante para alcançar o maior número possível de pessoas vacinadas.
“Não podemos deixar ninguém para trás. Se você tem um idoso acamado nessa faixa etária e que já esteja apto a receber a dose de reforço, entre em contato com a sua unidade de saúde de referência e solicite a vacinação”, reforçou a secretária, lembrando que a terceira dose é fundamental para os grupos mais vulneráveis definidos pelo Ministério da Saúde.
“Neste momento em que a variante Delta se espalha rapidamente pelo estado do Rio de Janeiro e com uma capacidade maior de contaminação, garantir a terceira dose para ampliar a proteção de quem está mais exposto é de suma importância”, completou.
Novas remessas
Nesta quinta-feira (16), Maricá recebeu 2.004 doses de imunizantes contra a Covid-19, entre 954 unidades da Pfizer destinadas à primeira dose (D1) e 1.050 da Astrazeneca para a segunda dose (D2). Dessa forma, a segunda dose de todos os imunizantes continua sendo aplicada nos polos de vacinação da cidade.
Até o momento, Maricá já realizou a vacinação dos grupos prioritários, dos adultos e dos adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose.
Polos de vacinação para a repescagem, reforço e D2
Os interessados podem procurar os polos de vacinação: Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; UVV do Centro Administrativo de Itaipuaçu; UVV do Aeroporto de Maricá, que funcionam de 9h às 16h. Já os polos exclusivos para a segunda dose (USF Barra; USF Inoã 2; USF São José 2; USF Barroco) funcionam de 9h às 14h.
Commenti