top of page

Covid-19: Hospital Che Guevara em Maricá inaugura “Memorial Enfermeira Denise Gomes”

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 11 de mar. de 2021
  • 1 min de leitura

Nesta sexta-feira (12) as secretarias de Saúde e Cultura de Maricá inauguram, em frente ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São do Imbassai, às 9h, o Memorial da Luta contra a Covid-19 “Enfermeira Denise Gomes”, em homenagem aos trabalhadores da Saúde e às vítimas da Covid-19.

O dia de inauguração da estrutura é emblemático, nesta data o Brasil registrava o primeiro óbito e o início da pandemia no país. O memorial homenageia a enfermeira Denise Gomes, de 42 anos, primeira profissional de saúde do município vítima da doença. Denise trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento de Inoã e faleceu em 25 de abril de 2020, depois de lutar muito contra a doença.


O monumento tem em evidência símbolos como a Árvore da Vida e a Pomba Branca, que destacam um conjunto de representações de vida, memória, fé, sincretismo, paz e esperança.


“O nosso principal objetivo com a obra é apontar a esperança. Fazer um monumento desses é se colocar à disposição para a vida, para a responsabilidade social, para uma sociedade mais humanista de respeito às pessoas e à família das vítimas. O monumento representa um encontro entre a natureza e a vida”, explicou o secretário de Cultura, Sady Bianchin.


Comments


bottom of page