top of page

Covid-19: Governador deixa seu secretário de Educação no vácuo

Rio de Janeiro, 12/3/2021

Por Redação GBNEWS


O governador em exercício Cláudio Castro (PSC) disse agora a tarde, em entrevista no Palácio Guanabara, que vai decidir somente na semana que vem se serão suspensas as aulas presenciais no Rio. Horas antes, o secretário de estado de Educação, Comte Bittencourt (Cidadania), informou que os colégios estaduais sediados na capital e as escolas particulares regulamentadas pelo estado, que oferecem ensino fundamental 2 e o ensino médio, seriam fechadas semana que vem devido a pandemia.

Secretário Comte Bittencourt tem discurso diferente do governador Cláudio Castro


“Eu e o Eduardo Paes (Democratas) temos o mesmo pensamento. As escola devem ser a última a fechar e a primeira a abrir. A gente vai trabalhar com o estado, não é o Eduardo Paes ou o Cláudio Castro. Eu disse que sou favorável. A gente olhando os número, não há a necessidade de fechar. Olhando o número de leitos, não há necessidade de fechar — disse Castro.


Bandeira vermelha


A suspensão das aulas presenciais chegou a ser anunciada pelo secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt. Segundo ele, a Região Metropolitana I, que corresponde à capital do estado, foi classificada nesta sexta-feira (12) com a cor vermelha no sistema de bandeiras de risco para o Covid-19. Pelas regras da resolução conjunta 1.536 de 25 de janeiro de 2021, que regulamentou a volta às aulas, o funcionamento das escolas fica vedado "enquanto o município onde o estabelecimento de ensino encontra-se localizado estiver situado em área assinalada com as bandeiras vermelha e roxa".


Na semana passada, 19 municípios do estado haviam sido classificados com a bandeira vermelha. A capital não havia alcançado essa classificação de risco desde que a resolução foi publicada.


— Com bandeira vermelha, pela resolução, não temos aula presencial na rede estadual e nem na rede particular vinculada ao estado, que é o ensino fundamental e o ensino médio — afirmou o secretário.


Questionado sobre os recentes posicionamentos de Cláudio Castro, que tem defendido a manutenção da abertura das escolas, Bittencourt afirmou que defende as escolas abertas, desde que dentro da bandeira de risco prevista.

— As escolas devem ser as últimas a fechar, mas não na bandeira vermelha — afirmou.


Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes se manifestou defendendo que as escolas devem permanecer abertas. "No município do Rio as escolas serão as últimas a fechar e as primeiras a abrir!", escreveu ele em seu perfil do microblog.


Comments


bottom of page