top of page

Corpo de Bombeiros RJ reforçou ações para a Operação Verão em todo o Estado

Rio de Janeiro, 23/12/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Jessika Leal

A Operação Verão 2021/2022 do Corpo de Bombeiros Militar RJ vai té março. A corporação reforçou as ações táticas de prevenção e salvamento marítimo em todo o Estado, tendo em vista o aumento significativo da frequência de banhistas e do tráfego de embarcações em praias, rios, lagoas e lagos nesta época do ano.


O planejamento estratégico da corporação para o período engloba a ampliação do efetivo empenhado na orla fluminense, por meio do pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS), além de investimentos de mais de R$ 3 milhões em viaturas e equipamentos.


Visando à melhoria constante do serviço, a corporação adquiriu, no último ano, 20 motos-aquáticas e quase 200 pranchões de salvamento; além de 1.354 nadadeiras e equipamentos de proteção individual, incluindo mais de 40 mil fotoprotetores corporais e labiais.

Além disso, o CBMERJ também empenhou mais de R$ 45 milhões para aquisições complementares, que estão em fase final de licitação. Estão em fase de compra: 12 botes infláveis; 22 motos-aquáticas; 42 quadriciclos; 500 guarda-sóis; 650 cadeiras de praia; 43.814 itens de vestuário, incluindo casacos, calças, camisetas, calções, sungas e bonés com fator de proteção solar; 2.040 óculos de sol; 4.419 apitos; 1.608 garrafas térmicas; e 1.663 máscaras para Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Também estão previstas as instalações de 104 novos entrepostos de guarda-vidas e a modernização de 10 lanchas.


“Adotamos uma série de ações voltadas para a modernização dos nossos materiais operacionais e da nossa frota, ao mesmo tempo em que investimos na valorização do capital humano, com reforço de cursos, capacitações e qualificações; ampliação das gratificações; melhoria das condições de trabalho e alimentação; e readequação de escalas dia nossos guardas-vidas” ,afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.


Raio-X


O serviço marítimo do CBMERJ conta com um total de 217 postos de salvamentos, que cobrem os 246 quilômetros da orla fluminense. Cerca de 1.200 militares atuam nas praias do Estado, com apoio de embarcações, botes, motos aquáticas, quadriciclos, helicópteros e drones. Reforçando a prevenção a afogamentos e a comunicação com a população, a corporação também conta com 4.750 placas de sinalização de perigo, 200 totens informativos e 18.900 bandeiras de sinalização de risco em pontos estratégicos da orla.

Operação Verão


Na estação mais quente do ano, o CBMERJ realiza uma média de 220 mil ações de prevenção nas praias - cerca de 2.200 por dia, 90 por hora, o que equivale a 1,5 pessoa orientada a cada minuto. De dezembro de 2020 a março de 2021, mais de 5 mil resgates foram realizados nos mares do Rio de Janeiro, aproximadamente cinco (05) por dia. Quase um (01) por minuto.


Novo projeto de reforma e ampliação do 2° GMar


A nova sede do 2º GMAR será composta de dois prédios distintos, na Avenida do Pepê, s/nº. Um estudo prévio do solo está sendo encerrado e, assim que forem aprovados os anteprojetos de engenharia e arquitetura, a obra segue para a fase de licitação, com a definição da empresa responsável pela obra.


As intervenções preveem a reforma estrutural dos prédios administrativo e de apoio do 2° GMar, incluindo a construção de uma piscina semiolímpica para treino; um novo heliponto; a ampliação e modernização do Centro de Tratamento de Afogados, que contará com quatro leitos de CTI, dando mais agilidade ao atendimento e conforto às famílias das vítimas; além da criação de uma Sala de Crise.

Dados afogamentos:


2021: até dia 19 de dezembro


Ranking de atendimentos:

1º 3º GMAR Copacabana 2879

2º 18º GBM Cabo Frio 1552

3º DBM 3/M Recreio dos Bandeirantes 1391

4º 2º GMAR Barra da Tijuca 1211

5º 4º GMAR Itaipú 840

6º DBM 4/M Barra de Guaratiba 465

7º 9º GBM Macaé 329

8º 26º GBM Paraty 241

9º DBM 1/26 Mambucaba 210

10º DBM 2/9 Rio das Ostras 146

11º DBM 2/M Piscinão de Ramos 123

12º 1º GMAR Botafogo 111

13º DBM 1/27 Saquarema 79

14º DBM 3/5 São João da Barra 72

15º DBM 2/13 Sepetiba 51

16º 5º GBM Campos dos Goytacazes 42

17º DBM 2/10 Ilha Grande 39

18º DBM 1/M Paquetá 1


Comentarios


bottom of page