Construção do Batalhão da PM em Maricá depende de uma canetada de Cláudio Castro
- Gilson da Gama Barcellos
- 18 de mar.
- 2 min de leitura
Rio de Janeiro, 18/03/2025
Por Redação GBNWS
Ilustração: Somar

Não é de hoje que Maricá reivindica do governo do Estado do Rio de Janeiro a instalação de um Batalhão da Polícia Militar. A prefeitura oferece tudo, terreno, material de construção e mão de obra, mas no final o governo estadual não dá prosseguimento ao projeto que foi destaque, inclusive, na edição de fevereiro do Jornal GBNEWS Impresso.
Maricá já sabe onde será construído o 13º Batalhão da Polícia Militar. Na manhã desta terça-feira (18), uma reunião técnica entre secretarias envolvidas no projeto definiu que a unidade da PM ficará em uma área estratégica, às margens da Rodovia Amaral Peixoto, ao lado do Condomínio Residencial Beverly Hills, no bairro Flamengo.

(foto Julios Costa)
O batalhão de Maricá terá cerca de 3.300 m² de área total e 1.080 m² de área construída. O espaço será utilizado por aproximadamente 400 policiais, número que vai aumentar de maneira considerável o efetivo de segurança à disposição município. “A construção do batalhão será de grande relevância para uma cidade que cresce exponencialmente e tem projetos ousados de turismo e empresas a serem instaladas no município”, afirmou o secretário Julio Veras.
Estiveram presentes no encontro, além do secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras; a tenente-coronel Carla Queiroz; o presidente dos Serviços de Obras de Maricá (Somar), Francisco Lameira; o diretor operacional de Obras Indiretas, Honorato Fernandes; e o diretor de Administração e Finanças, Paulo Araújo.
“Hoje tivemos uma reunião em que apresentamos o projeto do 13° Batalhão de Maricá. Avançamos no sentido da aprovação do mesmo. É mais uma conquista do nosso prefeito Washington Quaquá (PT)”, disse Lameira.

Há um mês, o prefeito Washington Quaquá havia se reunido com o secretário de Estado da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, que confirmou a construção de um batalhão em Maricá. Atualmente, a Prefeitura de Maricá é a que mais investe no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em todo o estado do Rio para aumentar o policiamento na cidade.
A construção do 13º Batalhão no município é vista como um marco histórico para a segurança pública. Os próximos passos ficam a cargo do Governo do Estado, que é o responsável pelo processo de licitação que vai decidir a empresa responsável pelas obras. Quer dizer, tudo depende agora de uma canetada de Cláudio Castro. Cerca de 200 mil maricaenses torcem para que a caneta do governador tenha tinta.

Comentarios