top of page

Comunidades de baixa renda em Maricá terão energia solar

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 22/01/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Leonardo Fonseca

A cidade de Maricá promete avançar na implementação de projetos de energia solar para comunidades nos próximos anos. Na tarde desta terça-feira (21), a Diretoria de Inovação e Tecnologia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) apresentou o projeto  para a secretária Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa Minha Vida, Brunna Tavares Índia. Essa iniciativa pioneira coloca Maricá na vanguarda da inclusão social e da sustentabilidade energética no Brasil. Esse é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Washington Quaquá (PT) na primeira coletiva de imprensa assim que tomou posse.

 

"Acho muito importante esse olhar que a Codemar está tendo junto às comunidades. Muitas famílias brasileiras enfrentam dificuldades para pagar a conta de luz e o projeto está oferecendo uma solução inovadora, que é a instalação de placas solares. Essa iniciativa não só reduz os custos com energia, mas também gera conscientização ambiental. Ao levar energia solar para essas regiões, a empresa não apenas reduz a conta de luz em até 50%, mas também promove a inclusão social, sustentabilidade e evita que elas recorram a práticas ilegais para ter acesso à energia",  explica a secretária.

 

Somando esforços

Coordenador da Codemar Pedro Mota e secretária municipal Brunna Tavares

 

O Projeto inovador tem foco na garantia do direito social à moradia com qualidade e segurança para a população em situação de vulnerabilidade em Maricá, voltado à promoção da justiça energética, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e inclusão social, através da qualificação profissional, educação ambiental e geração de emprego local qualificado.

 

Para o diretor de Inovação e Tecnologia da Codemar, Pedro Mota Di Filippo, a futura parceria se destaca por promover justiça energética e inclusão social através da energia renovável.

 

"É um orgulho para nós aqui de Maricá dizer que temos a primeira secretaria voltada para as comunidades no Brasil. Então, tivemos a oportunidade de apresentar os projetos de tecnologia, games e, principalmente, o projeto de energia solar para as comunidades. Um projeto que a gente já havia começado aqui e, com certeza, junto com a Brunna e sua secretaria, vamos somar esforços em prol de um desenvolvimento gigante para esse projeto tão importante que é a questão da energia renovável, a energia barata para as comunidades. Estamos muito felizes e temos certeza de que essa parceria vai ser um sucesso", celebra Pedro Mota.


Comments


bottom of page