top of page

Comissão de Meio Ambiente da Alerj flagra despejo de esgoto na Lagoa de Piratininga

Rio de Janeiro, 18/11/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: CMA/Alerj

Esgoto é derramado na Lagoa de Piratininga, Região Oceânica de Niterói


Após constatarem diversas irregularidades no Sistema Lagunar de Niterói, técnicos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj (CDMA) receberam novas denúncias de moradores da Região Oceânica na noite da última terça-feira (16) a respeito de despejo irregular de esgoto na Lagoa de Piratininga.

Na manhã de quarta-feira (17), uma equipe da CDMA visitou o local e confirmou o problema, flagrando o extravasamento de esgoto para dentro do espelho d’água por meio de uma tubulação submersa na lagoa. O material seria proveniente de uma elevatória do sistema coletor da Concessionária Águas de Niterói.

Na ocasião, de acordo com os técnicos da CDMA, um caminhão de uma empresa terceirizada realizava um serviço de desentupimento na elevatória de forma inadequada, causando ainda mais poluição na Lagoa.

De imediato, o presidente da CDMA, deputado Gustavo Schmidt (PSL), determinou que os técnicos registrassem a ocorrência por meio de imagens que irão compor um documento formal de denúncia de crime ambiental junto ao Ministério Público e à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Entorno da Lagoa de Piratininga

“O descaso da prefeitura e da concessionária em relação ao Complexo Lagunar de Niterói é um verdadeiro absurdo. Temos feito um trabalho constante de fiscalização e encontramos muitos problemas, que há anos não têm solução”, afirma o deputado Gustavo Schmidt. “As lagoas de Piratininga e Itaipu são santuários ecológicos e têm um grande potencial turístico, mas a Prefeitura parece ter outros planos para essa região. Não vamos permitir que acabem com nossas lagoas”.


Comments


bottom of page