top of page

Comando do Corpo de Bombeiros faz visitas de inspeção nos postos de guarda-vidas na Região dos Lagos

Rio de Janeiro, 21/01/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro, realizou, nesta quinta-feira (20), feriado em homenagem a São Sebastião, padroeiro da capital fluminense, visitas de inspeção nos postos de guarda-vidas de Cabo Frio, Rio das Ostras e Arraial do Cabo, municípios da região litorânea do estado. O comandante do Comando de Bombeiros de Área Marítimo (CBA), coronel Rodrigo Bastos, acompanhou o secretário.

- Esse trabalho de acompanhamento é fundamental para conversar com os profissionais, conhecer suas demandas e dar encaminhamento em soluções de acordo com as necessidades de cada localidade. Hoje também visitamos uma área em Cabo Frio que o prefeito quer doar a fim de montarmos um CBA litorâneo, juntamente com uma odontoclinica e policlínica, para atendermos os militares da região - afirmou o coronel Leandro Monteiro.

Segundo o comandante, as visitas aos municípios que vêm sendo feitas desde o início da sua gestão, serviram de base para melhor preparar a corporação para a Operação Verão 2022 que reforça, de dezembro a março, as ações táticas de prevenção e salvamento marítimo em todo o estado.

- O planejamento das ações de verão tem como objetivo manter a excelência dos serviços prestados à população, garantindo a segurança da tropa. O município de Cabo Frio, por exemplo, ocupou em 2021 o segundo lugar no ranking das praias com maior número de socorros marítimos, perdendo apenas para Copacabana. Isso mostra a importância de averiguarmos de perto o trabalho nessa região, equipando nossos militares para atender melhor à população, afirmou o coronel Leandro Monteiro.


As praias de Cabo Frio (Praia do Forte, Praia do Foguete e Praia do Peró), do 2º Distrito e a Praia Grande, em Arraial do Cabo, fazem parte da área operacional do serviço de Guarda Vidas do 18º Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBM). Na alta temporada ainda são ativados postos na Praia das Conchas e outros intermediários na Praia do Forte e Praia do Foguete.

- O serviço marítimo do CBMERJ conta com mais de 200 postos de salvamentos, que cobrem os 246 quilômetros da orla fluminense. Cerca de 1.200 militares atuam nas praias do estado, com apoio de embarcações, botes, motos aquáticas, quadriciclos, helicópteros e drones. Reforçando a prevenção a afogamentos e a comunicação com a população, a corporação também conta com 4.750 placas de sinalização de perigo, 200 totens informativos e 18.900 bandeiras de sinalização de risco em pontos estratégicos da orla, afirmou o coronel.

Ele acrescenta, ainda, que a corporação adquiriu, no último ano, 20 motos aquáticas e 200 pranchões de salvamento; além de 1.354 nadadeiras e equipamentos de proteção individual, incluindo mais de 40 mil fotoprotetores corporais e labiais.

- Na tarde de ontem (quarta-feira), estive de moto-aquática em vários postos de salvamento, da Barra da Tijuca até o Leme. Aproveitei para visitar o 3º Grupamento Marítimo (GMar Copacabana) e fiquei muito feliz com o trabalho que está sendo feito pelos próprios militares na manutenção dos equipamentos e viaturas. Parabéns pela iniciativa e dedicação - finalizou o comandante-geral.


Comments


bottom of page