Rio de Janeiro, 04/10/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Leonardo Fonseca
Amanhã, quinta-feira (05), a Clean Up the World vai receber, em seu palco no evento de inovação tecnológica Rio Innovation Week, no Píer Mauá diversas palestras, entre elas “O papel do ativo de conservação da natureza para a Bioeconomia - A importância dos ativos verdes” e “Mumbuca Verde”. Enquanto a primeira promove um debate sobre como esse novo modelo de ativos pode tornar o mundo mais sustentável, a segunda lança a Mumbuca Verde, nome da plataforma de comercialização de ativos ambientais desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá, a Codemar. As duas apresentações contam com a participação de dois nomes conceituados do setor: Maria Tereza Umbelino de Souza, CEO da BMV Global; e Hamilton Lacerda, diretor-presidente da Codemar.
O objetivo é mostrar, de forma prática, como os ativos verdes devem fazer parte dos processos de todo e qualquer negócio, visto que a conservação da natureza hoje é uma necessidade reconhecida, e exigida, pelo mercado e consumidores. Segundo uma pesquisa da Tetra Park, dois terços dos consumidores optam conscientemente por evitar marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais, um número que aumentou 26% nos últimos anos.
Para Hamilton Lacerda, diretor-presidente da Codemar, investir na conservação da natureza é um ativo tão valioso quanto a qualidade de um produto. “Selos de sustentabilidade abrem novos mercados para produtos, fidelizando consumidores. Cada ativo negociado garante a conservação de uma determinada área de floresta nativa e o fornecimento dos benefícios ambientais. Não se trata apenas de adotar medidas como cercar a área, mas de remunerar produtores rurais para conservá-la. Ou seja, além de preservação ambiental, a Mumbuca Verde gera emprego e renda”, afirma ele sobre a parceria entre a Companhia e a Govtech Tesouro Verde.
O modelo escolhido pela Codemar nasceu no Brasil e foi apontado como a solução tecnológica para a conservação ambiental no mundo pela iniciativa Civitech, da ONU, que inclui países como a Alemanha, Estados Unidos, Escócia e Inglaterra. E mais: pela plataforma, empresas e cidadãos poderão obter selos de certificação por investir em práticas de sustentabilidade. “É um mecanismo inteligente, acessível e seguro de investir em conservação da natureza como forma de demonstrar seriedade, compromisso e cuidado”, completa Lacerda, acrescentando que a contrapartida para empresas é o Selo Sustentabilidade Mumbuca Verde, o passaporte de acesso aos benefícios da bioeconomia.
Maria Tereza Umbelino Souza, CEO da BMV Global, o evento é o ambiente ideal para se criar, debater e apresentar a percepção de valor da conservação da natureza como ativo componente de todos os produtos e serviços desenvolvidos ou que ainda serão feitos. “O público jovem já tem a atitude de escolher produtos ou serviços de forma consciente. A proposta é apresentar o caminho para se engajarem no propósito de conservar a natureza numa forma de transformação econômica, para que entendam como incorporar em seus negócios os ganhos com este ativo”, observa ela, acrescentando que a consequência é a mudança do mindset do racional da economia tradicional para a bioeconomia acessível a todos, sendo o ativo da conservação da natureza instrumento desta transformação.
Confira a programação completa do Clean Up The World na Rio Inovation Week aqui: https://rioinnovationweek.com.br/programacao
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