top of page

Cidade Ilustrada de São Gonçalo produz terceiro painel em Alcântara

Rio de Janeiro, 25/12/2021

Por Redação GBNEWS

Fotos: Renan Otto

O ano de 2021 marcou o início de uma nova era para o Alcântara. O mais movimentado bairro de São Gonçalo começou a testemunhar, no mês de agosto, os trabalhos dos artistas gonçalenses do projeto Cidade Ilustrada, sob a curadoria de Marcelo Eco. Painéis em grafite contam a história da cidade nos muros e paredões do viaduto. Todo o processo está sendo realizado com recursos de compensação ambiental. Após a conclusão dos trabalhos no Alcântara, o viaduto do Colubandê será o próximo contemplado.


Com novas cores a cada dia, o viaduto do bairro eterniza o surgimento da cidade e as características da região. O primeiro painel a ganhar forma foi o Gênesis, localizado na Rua Doutor Alfredo Backer, no sentido Colubandê da via.

A obra de arte a céu aberto remonta à história da região que hoje conhecemos como a cidade de São Gonçalo, antes de ser fundada, exaltando os Tamoios – povos originários da região -, vegetação e animais nativos. O painel, que “rouba” a atenção de quem passa pelo local, tem como um dos objetivos resgatar o senso de representação.


A segunda pintura, batizada de Centralidades, que está pelos últimos detalhes, remonta à origem do bairro do Alcântara, com o porto, estação de trem, o desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

Já o terceiro painel, que já recebe as cores dos artistas da cidade, será uma continuação do painel Gênesis, que conta um pouco a história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo. Ainda segundo o curador, serão ressaltados a fauna gonçalense e os povos originários indígenas.


A quarta e última parte do viaduto do Alcântara irá representar a guerra entre os Tupinambás e os Tamoios. Após esta fase, o viaduto do Colubandê será o próximo a receber o projeto Cidade Ilustrada. No local, será abordada toda a parte histórica da escravidão, aproveitando o contexto da Fazenda Colubandê, e de fundação da cidade.


O trabalho tem sido acompanhado diariamente pelo secretário de Turismo e Cultura, Lucas Muniz, que participou de todo o projeto. Segundo ele, as intervenções serão importantes tanto para a população quanto para a valorização do turismo no município.

As frentes de trabalho recebem as tintas dos grafiteiros Aila Ailita , Amanda Cabocla, Dyego Xamp, Eduardo Tex, Gustavo Gut, Italo Ogai, Marcelo Alio, Rafael Raf, Siri do Muro e Thiago Tr3p. A curadoria é de Marcelo Eco e a produção fica a cargo de Jose Luiz Mancha.


Comments


bottom of page