top of page

Cerimônia oficial marca o lançamento do concurso literário "Contos RJ" em Niterói

Rio de Janeiro, 09/02/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Leonardo Ferraz

Secretária de estado de Cultura Danielle Barros e a presidente da Imprensa Oficial Patrícia Damasceno comandaram o evento em Niterói


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro realizaram, nesta quinta-feira (9), a cerimônia de lançamento da primeira edição do concurso "Contos RJ". O evento aconteceu pela manhã, na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói, e contou com a presença de produtores literários de diferentes regiões do estado. O edital oferece 20 vagas, com premiação de mil reais para cada selecionado, em parceria com a PublishNews, e permanece com inscrições abertas até o dia 15/03.

"Premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. Poder contemplar esse segmento tão importante, que nos abraça em vários momentos da nossa vida, é um orgulho muito grande e uma excelente notícia para a cultura fluminense - ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. A oportunidade, voltada para autores do Estado do Rio de Janeiro novos ou já consagrados, vai garantir 20 vagas, todas destinadas a projetos que abordem textos inéditos, na modalidade "Conto", dentro da temática "Um Olhar Sobre o Amanhã”. Serão contemplados dois candidatos por região, atendendo de forma igualitária as dez áreas administrativas do estado, e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades.

"É com muita alegria que a Imprensa Oficial embarca nessa iniciativa com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A realização da primeira edição do concurso é motivo de muito orgulho para esta empresa pública, que sempre teve como lema 'servir a sociedade'", comemora Patricia Damasceno, presidente da Imprensa Oficial. Inscrições Para se inscrever no "Contos RJ", os interessados devem preencher o cadastro online até o dia 15/03, às 18h. A inscrição deve ser realizada no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScT5cEJaPw_kIF-oGkZGYfZxbnuQEdxrr1AZq5pT9x1i7w9NQ/viewform Sobre o tema Inspirados pelo centenário de morte do escritor francês Marcel Proust, a temática escolhida para nortear todos os contos surge da ideia de temporalidade presente na sua icônica obra “Em Busca do Tempo Perdido”. O modelo dialoga com o conceito de "escrevivência", que é de autoria da grande escritora Conceição Evaristo. Nele, a autora propõe uma escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, da experiência da vida do próprio autor e do seu povo. Uma escrita que nasce da vida que se vive e da vida que se deseja. "O concurso nasce com o objetivo de reconhecer, proteger e valorizar a pluralidade dos conhecimentos, funcionando como caminho de pulsão e fomento para que autores do Estado do Rio de Janeiro, tanto os que já se entendem assim como os que vão se descobrir ao longo do processo, encontram meios de se colocar no mundo. E para celebrar o nosso primeiro concurso, escolhemos um tema que une e reverencia dois grandes autores, Marcel Proust e Conceição Evaristo", explica Yke Leon, superintendente de Leitura e Conhecimento. Regulamento Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos de idade, residentes no estado do Rio de Janeiro; não haverá vedação para escritores que já tenham obras individuais publicadas; somente serão habilitados textos redigidos em língua portuguesa; as obras deverão ser autorais e dentro da temática proposta. Não há vedação quanto à participação de servidores públicos municipais, estaduais ou federais, exceto aqueles ligados à Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e as suas fundações vinculadas. Serão selecionados 20 contos (dois por região), sendo elas: Metropolitana I, Metropolitana II, Metropolitana III, Noroeste, Norte, Baixadas Litorâneas, Serrana, Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. A banca avaliadora levará em consideração os critérios de originalidade, criatividade, domínio de técnicas narrativas, clareza e coerência do texto. Todas as informações podem ser encontradas nos sites http://cultura.rj.gov.br/cultura-do-estado-lanca-primeira-edicao-do-concurso-cultural-de-contos-nesta-sexta-feira/ e http://www.ioerj.com.br/portal/modules/content/index.php?id=213. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail concursoslc2023@gmail.com.


Comments


bottom of page