top of page

Cercamento Eletrônico em Niterói facilita prisão de quadrilha em veículo roubado

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 13 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 13/6/2025

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

ree

O sistema de cercamento eletrônico da Prefeitura de Niterói voltou a ser decisivo no combate à criminalidade na cidade. Nesta quinta-feira (12), quatro homens armados que estavam praticando crimes no Fonseca, na Zona Norte, foram presos dentro de um carro roubado. O veículo, um Chevrolet Prisma, de cor cinza, com placa adulterada, foi identificado pelas câmeras inteligentes do Sistema de Cercamento Eletrônico da cidade, circulando pela Avenida Professor João Brasil. A informação foi repassada pelos guardas municipais do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) imediatamente à equipe 12º BPM, que realizou o cerco e interceptou o grupo.

 

Durante a passagem pelos portais instalados pela Prefeitura, o veículo com os criminosos chamou a atenção dos agentes do Cisp, que cruzaram os dados e descobriram que placa KOQ3H80 era clonada e que a placa original era QUS5I41, vinculada a um veículo roubado, conforme registro da 74ª DP (Alcântara), de São Gonçalo. 

ree

 Os quatro suspeitos foram levados para a 78ª DP (Fonseca). Eles estavam, com um revólver calibre 38, um simulacro de pistola, 13 aparelhos celulares, 25 cartões bancários e RioCard.  Os criminosos vinham praticando roubos a transeuntes na região. Entre os presos está Elias de Oliveira Machado Rodrigues, de 34 anos, que possuía um mandado de prisão em aberto por violência doméstica, expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de São Gonçalo. Elias também possui extensa ficha criminal, incluindo passagens por apropriação indébita, ameaça, injúria, incêndio, receptação, dano e violência doméstica. Os outros três detidos são M. d. M. d. A., de 21 anos, com passagem por adulteração de placa; L. F. S. R., de 18 anos; e L. B. d. S., de apenas 17.

ree

Desde a implantação do cercamento eletrônico, em 2019, mais de 640 veículos roubados, furtados, ou envolvidos em crimes foram localizados e recuperados com apoio da tecnologia. Entre janeiro e abril de 2025, 55 veículos foram identificados ou recuperados graças aos alertas emitidos pelo Cisp, segundo dados do setor de inteligência do Cisp.

 

Centro Integrado - Com 120 câmeras inteligentes instaladas em 38 portais distribuídos por pontos estratégicos da cidade, o sistema de cercamento eletrônico do Cisp é capaz de registrar mais de 30 milhões de passagens de veículos por mês. Somente neste ano, 2.177 alertas já foram gerados pelo sistema, acionando de forma ágil as forças policiais.

 

Além das câmeras de cercamento, o Cisp conta com 522 dispositivos de segurança e um setor de inteligência que monitora a cidade 24 horas por dia, com robôs capazes de reconhecer fragmentos de placas, letras, números e até a cor dos veículos. O centro já realizou mais de 4 mil exportações de imagens para auxiliar investigações e processos da Polícia Civil e do Tribunal de Justiça. O modelo de segurança adotado por Niterói se tornou referência nacional, sendo constantemente visitado por representantes de outros municípios e estados interessados em conhecer de perto o funcionamento do sistema.

Comentários


bottom of page