Rio de Janeiro, 07/8/2023
Por Redação GBNEWS
Foto: Divulgação
No último domingo, 6 de agosto comemorou-se o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Tuberculose, e também o aniversário de 20 anos do Fórum TB-RJ. Para celebrar este momento, será realizado um evento para discutir os desafios da doença no Brasil e o papel da sociedade civil no combate à tuberculose, nesta terça-feira (08), de 13h30 às 16h, na Câmara Municipal de Itaboraí. Com diversas ações voltadas ao controle da doença, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), um dos fundadores do Fórum, fará parte da discussão.
Segunda doença mais letal no mundo, a tuberculose voltou a crescer no Brasil em 2022. Foram cerca de 78 mil casos, o que representa um aumento de 4,9% em comparação a 2021. Em média 14 brasileiros morrem por dia com a doença, que registrou recorde de mortes no país em 2021: cinco mil óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em março deste ano.
“A nossa relação com o tema tuberculose e com o Fórum TB-RJ é antiga. Nós participamos deste movimento social, e atualmente continuamos nosso compromisso em combater a doença, especialmente em comunidades e territórios populares, que são os mais afetados. A nossa parceria com o fórum contribui para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis”, diz Wanda Guimarães, cofundadora do Cedaps, assistente social e coordenadora geral e da frente de prevenção e cuidado da instituição.
Neste ano, o Cedaps abordou em seu evento “Fala, comunidade! Ano 2023”, em junho, a prevenção de IST/HIV/Aids e os cuidados com outras doenças, como tuberculose e hanseníase. O evento contou com as presenças de lideranças e jovens moradores de comunidades e demais territórios populares, profissionais de saúde pública e organizações da sociedade civil no âmbito da saúde, do Rio, e de outras partes do Brasil.
“As pessoas que adoecem por tuberculose ainda são fortemente estigmatizadas e vitimadas por inúmeras violações dos seus direitos trabalhistas e sociais. O Rio de Janeiro representa 20% das notificações da doença no Brasil – mais que o dobro da média nacional. Esperamos que esse evento possa mobilizar as pessoas no combate à doença e na garantia de direitos”, completa Wanda.
Sobre o CEDAPS
Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.
Kommentare