top of page

Caso Taylor Swift: Incompetência do Rio é mostrada mundo afora

Rio de Janeiro, 19/11/2023

Por Gilson Barcellos

Os shows da cantora Taylor Swift neste domingo (19) e na segunda-feira (20) começarão uma hora mais tarde em comparação com a sexta-feira (17), primeiro dia de apresentação no país. A cantora sobe ao palco às 20h30


Durante dias o Serviço de Meteorologia anunciou em todas as mídias – digital, impressa, TVs e rádios – que sexta-feira (17) e sábado (18) iriam sofrer uma onda de calor com ventos fortes já mais vista no Rio. A previsão apontava que os termômetros poderiam passar dos 40ºC e que a sensação termina chegaria aos 60ºC. Médicos a todo momento pediam que a população bebesse muita água para se hidratar.


Com todo esse alerta, os shows da cantora americana Taylor Swift foram autorizados para sexta, sábado e domingo (19). Água para beber, somente dentro do estádio e mesmo assim comprada. Nenhuma providência preventiva foi tomada pelas autoridades municipais, estaduais e federais.


O Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no bairro do Engenho Novo, um dos mais calorentos da Cidade Maravilhosa, receberia por noite cerca de 60 mil fãs da artista americana. A fiscalização não viu que todo o anel superior do estádio foi fechado com tapumes para que ninguém assistisse o show de graça. Com isso, como o ar iria circular? A fiscalização não viu isso? Nenhuma providência preventiva foi tomada para amenizar o calor, fornecendo água potável e banhos de mangueiras como costuma ser feito em grandes eventos populares.


Precisou acontecer o pior, a morte de uma fã (a causa ainda não foi revelada pelo IML) para que as autoridades usassem a internet para anunciar medidas como distribuição gratuita de água potável, etc etc. Os políticos também aproveitam a oportunidade para aparecer nas redes sociais com cara de paisagem para dizer que vão elaborar leis para evitar esse tipo de tragédia.


A incompetência e descaso com os fãs continuou neste sábado (19), quando a cantora duas horas antes do início do show anunciou que o espetáculo seria suspenso devido ao calor. A produção do evento e as autoridades não tinham conhecimento da previsão do tempo? Os fãs ficaram horas nas filas, debaixo de sol escaldante, e receberam uma ducha fria com esse adiamento. Muitos vieram de outros estados e países, fizeram despesas e voltam para casa decepcionados. A grande maioria não tem como continuar no Rio até amanhã, já que feriado estadual da Consciência Negra é só no Rio de Janeiro. Esses fãs estudam e trabalham.


A produtora do evento anunciou que vai ressarcir quem comprou os ingressos. Quem vai ressarcir os gastos com passagens aéreas, terrestres, pousadas e hotéis? Isso tudo com a frustração de não ter assistido o show de sua artista favorita.


O mundo inteiro tomou conhecimento recentemente dos arrastões ao redor do Engenhão por ocasião do show do grupo pop RDB. Agora, cenas são mostradas de fãs de Taylor Swift desmaiando, sendo levadas para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Meier, além dos arrastões que continuam desafiando a segurança pública do Estado.


O Rio de Janeiro continua despreparado para receber turistas!




Comments


bottom of page