Rio de Janeiro, 14/7/2024
Por Redação GBNEWS
fotos: Bernardo Gomes

A Casa do Trabalhador Itinerante, evento promovido pela Secretaria de Trabalho, se instalou neste fim de semana em Ponta Negra, na região litorânea da cidade. Quem procurou neste sábado (13) a tenda montada na Praça Nossa Senhora das Graças, a principal do bairro, pôde ter acesso a ofertas de vagas, orientações para montar um currículo de trabalho e até mesmo como se portar numa entrevista de emprego, além de uma palestra sobre mercado de trabalho.
O evento continua neste domingo (14), das 9h às 13h, e acontece quinzenalmente, já tendo passado pelo Centro e por Itaipuaçu. De acordo com o secretário de Trabalho de Maricá, Alessandro Coutinho, o resultado dessas primeiras edições, como a quantidade de candidatos encaminhados, deverá ser divulgado nesta semana.

“Estamos consolidando esse evento não somente junto a quem procura emprego, mas também para quem oferece. As empresas já nos têm como uma referência no intermédio dessas vagas, também porque nós acompanhamos todo o processo e buscamos garantir a qualidade do capital humano que estamos encaminhando”, afirmou ele, ao lembrar que as vagas (que incluem pessoas com deficiência) são para as áreas de comércio, serviços, varejo, construção civil e também para offshore, estas pela primeira vez.
Um dos que procurou a tenda na praça foi o porteiro Roan dos Santos Barbosa, de 34 anos, que mora em Jaconé e trabalha na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio). Ele está à procura de uma oportunidade mais próxima de casa. “Já me cadastrei aqui e vou aguardar uma vaga surgir. Foi bom ter isso aqui pertinho, facilitou bastante”, avaliou ele.
Já o casal formado por Carlos Henrique Brás, de 39 anos, e Alana Reis Dória, de 34, contou que se mudou há cerca de seis meses de Curicica (também na Zona Oeste carioca) para o Jardim Interlagos e foi buscar vagas nas áreas de administração, logística e construção. “Achei o atendimento muito bom, rápido e bem esclarecedor, com os setores bem distribuídos. Agora é torcer para a gente encontrar o que procura e começar uma nova vida aqui”, disse Alana.

Havia também quem procurava sua primeira oportunidade de trabalho, como o estudante Pedro Henrique Lemos, que aos 16 anos busca uma vaga como jovem aprendiz. Ele foi com a avó, a dona de casa Sônia da Silva Dias, de 61 anos. “Fiquei sabendo ontem que ia ter esse evento e trouxe ele para ver o que tinha. Foi muito bom ter isso aqui perto da gente”, elogiou a avó.
Comments