Rio de Janeiro, 14/02/2023
Por Gilson Barcellos
Fotos: Edgar Pires
O bailinho foi para todas as idades (foto Clarildo Menezes)
O baile de carnaval realizado na tarde/noite de ontem (13), na Arena Flamengo, foi uma demonstração de como será a folia em Maricá. Crianças, adolescentes e adultos entraram no ritmo do pula-pula com shows da Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio e da Banda Cult. Também curtiram o carnaval, vereadores e secretários municipais tendo à frente a madrinha e idealizadora do baile, a primeira-dama Rosana Horta, e a consultora de projetos da Pimpolhos, Camila Soares.
Bateria mirim da Grande Rio foi uma atração especial
No cardápio musical, é claro, marchinhas e sambas enredos com os foliões fantasiados de super-heróis, bate-bolas, piratas etc. A primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, falou da alegria de poder realizar o baile após a interrupção por causa da pandemia da Covid-19.
Rosana Horta era uma das mais animadas do bailinho
“Carnaval é alegria, poder ter o olho no olho, abraçar e respeito e cultura. Amo carnaval e estou muito feliz de poder celebrar esse ano, depois de dois anos sem podermos brincar. Precisamos aproveitar esse momento e curtir bastante. Esse baile é alegria e entretenimento para a população”, contou.
Camila com suas pimpolhas na Arena Flamengo de Maricá
Também entusiasmada com a animação do baile, que foi uma prévia de como será o reinado de Momo em Maricá, Camila Soares falou um pouco sobre o projeto da agremiação mirim da Baixada Fluminense.
“É uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como objetivo promover a inclusão social e a educação através do carnaval e de diferentes linguagens artísticas fortalecendo a cultura brasileira. A Pimpolhos da Grande Rio é de Duque de Caxias e desde 2002 realiza importante trabalho junto às comunidades do município. Em parceria com empresas, pessoas físicas e órgãos governamentais são desenvolvidas diversas atividades de cunho artístico-cultural, criando oportunidades de aprendizado e crescimento para centenas de crianças e adolescentes”, pontuou.
Metre-sala e porta-bandeira da Pimpolhos um show a parte (foto Clarildo Menezes)
Foliões aproveitaram a festa A dona de casa Nathalia Azeredo, 28 anos, levou a pequena Luna de 4 anos para poder aproveitar a festa. “Estou encantada, tudo muito organizado e com muitas famílias. Esse é o primeiro ano que minha filha está podendo de fato curtir o carnaval e já estamos amando”, contou. A comerciante Neuza Duarte, 64 anos, falou da felicidade de ter saúde para poder comemorar mais um ano. “Estou achando maravilhoso, estou com saúde e agora estamos podendo voltar a aproveitar essa festa linda. Carnaval é felicidade, é alegria e isso é muito bom”, finalizou.
Presenças
Júlio Carolino e Vera prestigiaram o bailinho de Rosana Horta
Além dos foliões, também participaram do bailinho de carnaval na Arena Flamengo: secretários municipais Clauder da Silva Peres (Políticas Inclusivas), Ademilton da Silva Diniz - Tatai ( Políticas para a Terceira Idade), Margareth Figueira (chefe de Gabinete), Marcos Bambam (Trabalho), Robson Dutra (Turismo), Sady Bianchin (Cultura), Júlio Carolino (Agricultura), Adriana Costa (Educação), vereadora Andréa Cunha (PT) e mais o empresário Maurício Chaves (Quiosque Barracuda) coordenador de Comunicação do Projeto Pimpolhos em Maricá, Marcella Boaventura (coordenadora do Projeto Pimpolhos em Maricá), Simone Capela (subsecretária de Acessibilidade da Prefeitura de Niterói) e Tadeu Freitas (Tadeuzinho), presidente da Escola de Samba União de Maricá.
Banda Cult foi uma das atrações do baile (foto Clarildo Menezes)
O baile promovido pela Secretaria de Cultura contou com a parceria das secretarias de Turismo, Promoção e Eventos, Esporte e Políticas para a Terceira Idade.
Comments