top of page

BRICS: Com primeiro-ministro da China, Lula enfatiza excelente momento da relação bilateral

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 6 de jul.
  • 2 min de leitura

Rio de Janeiro, 06/7/2025

Por Redação GBNEWS

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente Lula: projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis, e novos memorandos de entendimento


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, na tarde deste sábado, 5 de julho, no contexto da 17ª Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro.

 

O encontro ocorreu dois meses após a visita de Estado do presidente Lula a Pequim, onde foram assinados mais de 30 acordos. Os dois líderes destacaram o excelente momento das relações bilaterais e passaram em revista a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento.

 

Destacaram a intensificação de projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Reconheceram, ainda, o estreitamento da cooperação entre estaleiros chineses e brasileiros.

 

AGRO - Na pauta de comércio agrícola, a parte chinesa se comprometeu a intensificar os trâmites para reconhecimento do Brasil como livre da gripe aviária e livre de febre aftosa sem vacinação. Também deverá analisar proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal brasileiros. O Brasil enfatizou interesse em ampliar a cooperação técnica em agricultura e pecuária e telecomunicações.

 

MULTILATERALISMO - O presidente Lula e o primeiro-ministro Li Qiang reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a paz. Concordaram a respeito do papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de clima.

 

COP 30 - Ao reafirmar o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reiteraram a necessidade de aumentar a ambição climática em preparação para a COP-30 em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou apoio da China para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) na COP 30, com a finalidade de remunerar os serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.

 

MEMORANDOS - Durante a reunião foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Centro China-Brasil em Aplicação em Inteligência Artificial. Também foram anunciadas a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para desenvolvimento Conjunto do Satélite Geoestacionário Metereológico CBERS-5 e do Memorando de Entendimento sobre a Segunda Fase da Sinergia entre os Programas Nacionais de Desenvolvimento.

 

Comments


bottom of page