top of page

Brasil e Portugal reforçam base para levar relações bilaterais a novo patamar

Rio de Janeiro, 24/4/2023

Por Redação GBNEWS

Foto: Ricardo Stukert.

Um evento que abre portas para uma atuação mais intensa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em Portugal, sintetiza e amplia a parceria entre Embraer e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA) do país europeu e, ao atrair cerca de 200 empresários das duas nações, serve como ponte para impulsionar o fluxo comercial e os projetos conjuntos em áreas como mobilidade urbana, transição energética e setor de aviação. Assim foi a abertura do Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação, nesta segunda-feira, 24/4. A cerimônia foi realizada no CEiiA, na cidade de Matosinhos, em Portugal, e contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do primeiro-ministro de Portugal, António Costa; da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira; e do presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, entre diversas autoridades dos dois países.

“Este evento é o marco do relançamento das relações bilaterais em todas as suas vertentes que pretendo promover”, afirmou Lula. O presidente brasileiro lembrou-se de sua última visita a Portugal e exaltou como a parceria entre a Embraer e o CEiiA, que resultou no moderno avião CK-390, comprova que a atuação conjunta entre os países pode ser ainda maior daqui para frente.

“Quando estive em Portugal pela última vez como presidente, na 10ª Cimeira, testemunhei os primeiros passos dessa parceria, com investimentos da Embraer no setor aeronáutico português. A parceria deu frutos, mostrando que quando há trabalho, diálogo e cooperação, as sementes plantadas florescem”.

O primeiro-ministro português, António Costa, adotou o mesmo tom. “Esses acordos traduzem do ponto de vista institucional o grande potencial que existe e a vontade efetiva das instituições trabalharem para abrirem a porta para que as empresas façam o seu caminho”, afirmou. “Queria agradecer a todas as empresas portuguesas e brasileiras que aqui estão, pela vontade que manifestam de se encontrar, de conhecerem e construírem projetos em conjunto”, completou Costa.

KC- 390 - No projeto do avião KC-390, o maior já construído pela Embraer, o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Portugal foi responsável pelo desenvolvimento completo de 2/3 da estrutura da aeronave, que acabou incorporada à Força Aérea Portuguesa. Este foi o mais relevante projeto de engenharia desenvolvido em conjunto entre os dois países, resultado de 12 anos de trabalho e de mais de 750 mil horas de engenharia.

MERCOSUL -- O primeiro-ministro português pontou a disposição do país europeu em atuar para a efetivação do acordo entre União Europeia e Mercosul. “Temos todos noção de que a conclusão do acordo da União Europeia e Mercosul é estratégico para podermos ter melhores oportunidades de aumentar as relações comerciais num sentido e no outro. Tenho dito ao presidente Lula que o Brasil pode sempre contar com Portugal, como ponta de lança para trabalharmos para a conclusão, tão rápida quanto possível, do acordo entre União Europeia e Mercosul”, afirmou António Costa.

APEXBRASIL -- No início do evento, a ApexBrasil e a Agência para o Investimento e Comércio de Portugal (Aicep) assinaram um memorando de entendimentos com dois objetivos: Aumentar e diversificar o comércio bilateral, com destaque para o apoio a pequenas e médias empresas e startups, e o desenvolvimento de ações conjuntas com foco também na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, enfatizou ainda que seguirá a orientação do presidente Lula para que um escritório da agência seja aberto o quanto antes em Portugal. “O presidente me orientou que devemos trabalhar para termos o mais rápido possível a presença da Apex em Portugal e trabalhando com a CPLP”, disse Viana, referindo-se à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.


Opmerkingen


bottom of page