top of page

Bancos liberam PIX Automático para todos os clientes

  • Foto do escritor: Gilson da Gama Barcellos
    Gilson da Gama Barcellos
  • 16 de jun.
  • 2 min de leitura

Rio de janeiro, 16/6/2025

Por Redação GBNEWS

Todas as instituições financeiras do país liberaram o Pix Automático, nova função do sistema de transferências instantâneas que permite o agendamento de pagamentos periódicos de contas recorrentes, como luz, telefone, condomínio, mensalidades escolares e assinaturas de streaming. A medida facilita a vida dos consumidores e amplia o acesso a serviços por quem não tem cartão de crédito.

 

O Banco do Brasil foi o primeiro a disponibilizar a nova ferramenta para pessoas físicas. Outras instituições, como Itaú, Bradesco e Santander, já vinham disponibilidade a funcionalidade com algumas limitações. Agora, a nova funcionalidade está disponível de forma mais ampla, permitindo pagamentos com recorrência semanal, mensal, trimestral ou anual, conforme o contrato assinado pelo consumidor.

 

Diferente do Pix tradicional — que exige autorização a cada transferência —, o Pix Automático precisa apenas de uma confirmação para agendar os pagamentos periódicos.

 

Embora seja parecido com o débito automático, a nova modalidade oferece com mais praticidade. O Pix Automático poderá ser usado inclusive em fins de semana e feriados. No débito automático, os pagamentos eram realizados apenas em dias úteis. Além disso, as empresas não precisarão ter convênios com todos os bancos: os recebimentos poderão ser centralizados em uma única instituição financeira.

 

O Pix Automático também permite pagamentos de valores fixos ou variáveis, como acontece no caso de contas de luz e de água. As instituições financeiras poderão limitar os valores das transferências, considerando normas de prevenção contra fraudes. O consumidor, por sua vez, pode definir um teto máximo para os débitos. Já a empresa que cobra pode estabelecer um valor mínimo para as cobranças.

 

Na data de vencimento da conta, as empresas vão fazer a cobrança via Pix Automático até duas vezes na conta bancária do consumidor. Se o saldo for insuficiente, a transação será recusada. Outras três tentativas serão feitas nos dias seguintes, conforme as regras do Banco Central.

.

 

Comments


bottom of page