Rio de Janeiro, 30/3/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Leonardo Fonseca
O auditório Manoel Lagos do Banco Mumbuca foi palco para a aula inaugural das turmas 2 e 3 do curso de marketplace da Escola de Startup. O encontro aconteceu nessa quarta-feira (29) e teve a presença dos 100 alunos selecionados para as vagas oferecidas para os empreendedores e comerciantes da cidade. A iniciativa da Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem o objetivo de capacitar e desenvolver os pequenos e microempresários de Maricá para atuar com plataformas digitais. A maior parte do curso é realizada de forma remota, mas, segundo o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello, esse primeiro encontro presencial é importante para que a turma interaja e conheça os professores. Dessa forma, as dinâmicas online durante as aulas se tornam mais efetivas.
“Nosso objetivo é treinar os estabelecimentos comerciais e os prestadores de serviço da cidade para operar de forma online, principalmente na nossa própria plataforma de marketplace que vai ser lançada. Nela, os empreendedores vão atuar com a moeda social Mumbuca, para que circule ainda mais pelo comércio da cidade. Assim, ela vai gerar mais negócio, mais emprego e ajudar a manter a renda em Maricá, em vez de essa renda remunerar plataformas que estão fora da cidade”, explica Danilo. Turmas cheias
Depois do sucesso da primeira turma, muitos empreendedores de Maricá ficaram interessados em participar do novo curso. Foram 800 inscritos para 100 vagas.
“Tivemos uma procura muito maior para a segunda e terceira turmas, e nos comprometemos a atender a todos, vamos expandir os cursos até o fim de 2023. Queremos que todos os interessados tenham a oportunidade de se desenvolver no marktplace vendendo seus produtos e serviços”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar, Danilo Pitarello. Para o diretor da Faculdade de Administração da UFF, professor Martius Vicente, o curso possibilita o aprendizado em relação às soft skills, ferramentas para o empreendedor que está começando ou aquele que já iniciou a carreira. “Nós identificamos no mercado que, sem essa formação, a taxa de sucesso é baixa. A média é que a cada dez microempresas que se lançam no mercado, somente duas sobrevivem após o terceiro ano. As outras oito acabam quebrando por falta de planejamento (principalmente o financeiro) e competências básicas, como gestão”, explicou o professor Martius.
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