top of page

Arte na praça do Centro de Maricá desperta curiosidade

Rio de Janeiro, 11/5/2022

Por Redação GBNEWS

Fotos: Agência GBNEWS

A Casa de Cultura de Maricá reabriu após mais de cinco anos em obras e dois anos de fechamento pela pandemia com uma exposição de arte contemporânea que acontecerá até o dia 30 de julho.


Ao todo, 27 obras de artistas consagrados, que escolheram Maricá para viver, fazem parte da exposição intitulada “Canto porque Resisto”, sob curadoria de Luiz Guilherme Vergara. A mostra é realizada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), com apoio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais.


Um dos destaques que mais chamaram atenção nesta semana foi a instalação “O Bem e o Mal-Entendido (2006)” do artista Jarbas Lopes. Natural de Nova Iguaçu, Lopes vive hoje em Maricá onde tem sua obra exposta na praça Orlando de Barros Pimentel, ao lado da Casa de Cultura.

E a sua obra, que tem dois fuscas, um preto e um branco colocados um em cima do outro, tem gerado reflexões em quem passa pelo local. De trabalhadores a estudantes, não há quem não pare para observar a obra, que mostra uma dualidade e um contraponto entre os objetivos.

Seu processo criativo permeia uma reconfiguração dos objetos e das experiências estéticas, dando-lhes um novo significado e movimento, sempre permeados por um tom crítico. Suas esculturas e pinturas interativas fazem uma fusão equilibrada entre tempo, espaço e circunstâncias práticas e ideológicas como participação coletiva, sociabilidade para espaços públicos e usos compartilhados da cidade. Serviço: Exposição: “Canto porque Resisto” Local: Casa de Cultura & Museu Histórico de Maricá – Rua Álvares de Castro, 154, Centro Até 30/07/2022 Entrada gratuita; acesso livre para todas as idades Funcionamento: Seg, ter e qui – 10h às 16h Qua e sex – 12h às 20h Sáb – 9h às 16h Dom – 10h às 13h


Commentaires


bottom of page