top of page

Amigos do Peró comemoram 14 anos do Movimento Ambiental

Rio de Janeiro, 28/6/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Divulgação

A colocação do diploma em reconhecimento pelos serviços prestados vai marcar, nesta quarta-feira, os 14 anos do movimento Amigos do Peró, que foi criado no dia 28 de junho de 2009 por moradores, ambientalistas e veranistas que lutam pela preservação da orla de 7,2 quilômetros do Peró. A placa, conferida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será instalada na Sorveteria da Praia, ao lado da Bandeira Azul, onde são realizadas as reuniões do grupo.

Um dos fundadores dos Amigos do Peró, o corretor de imóveis Jorge Murilo de Oliveira recorda a data da criação do movimento, após uma caminhada ecológica pela praia e trilhas do Morro do Vigia:


-- As pessoas estavam revoltadas porque não foram envolvidas na discussão sobre o projeto do Club Med para o Peró. Não houve audiência pública e as decisões foram tomadas à revelia da comunidade, que queria ser ouvida sobre o empreendimento – lamentou.


O grupo Amigos da Orla do Peró não é uma associação de moradores tradicional, mas um movimento que luta pela preservação do meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável e turismo de qualidade na orla do Peró. Por sua qualidade ambiental, a praia ficou entre as dez melhores praias da América Latina através de estudos feitos por especialistas internacionais divulgado pela renomada Rede Proplayas.


Ao longo dos 14 anos, o grupo celebra conquistas, como a conquista da Bandeira Azul de forma pioneira na Costa do Sol; o asfaltamento do acesso e a retirada do tráfego de veículos da orla; a qualificação da rede hoteleira; e, as melhorias na segurança pública. Mas também reclama dos serviços da Prefeitura e da concessionária Prolagos em relação ao saneamento básico; luta pela melhoria no ordenamento urbano, sobretudo para praia e na Praça do Moinho; reforma da Praça do Moinho; e, sinalização turística e manutenção nas vias de acesso.


Comentarios


bottom of page