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Ambientalistas tentam barrar investimentos de US$ 2,5 bilhões na construção do Porto de Maricá

Rio de Janeiro, 14/6/2023

Por Gilson Barcellos

Ambientalistas tentam barrar a construção do Porto de Jaconé, um investimento de US$ 2,5 bilhões para Maricá, região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eles alegam que há rochas sedimentares importantes. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) promoveu nesta quarta-feira (14), na sua sede no Centro carioca, uma audiência pública para debater o projeto.


Manifestantes participaram da audiência e expondo faixas e cartazes, defendiam a construção do Porto que vai gerar emprego e renda para Maricá e região. Atualmente, o município é uma cidade dormitório porque os maiores geradores de emprego são somente a Prefeitura Municipal (maioria com nomeações políticas) e a única empresa de ônibus, Nossa Senhora do Amparo, detentora do monopólio de transporte de passageiros.

Neste encontro de hoje, estiveram presentes especialistas do setor, professores e representantes da empresa construtora (DTA Engenharia), de órgãos públicos, da Alerj e de prefeituras da região e, como tema principal “Porto de Jaconé: Desenvolvimento, Impactos Sociais e Ambientais”. O encontro reuniu defensores e opositores, que analisaram os prós e contras do empreendimento.


O Porto, que será construído na praia de Jaconé, vai gerar 4 mil empregos diretos e até 12 mil indiretos e será o principal âncora para escoamento e tancagem do óleo do pré-sal produzido na região.

Empresário João acácio, presidente da DTA Engenharia


O projeto Terminais de Ponta Negra (TPN) surgiu em 2011, quando a DTA Engenharia comprou a área na Praia de Jaconé. Em fevereiro deste ano, a empresa conseguiu as licenças para o início das obras. E na edição do Diário Oficial da União, do último dia 10 de maio, foi publicada resolução de construção de uma estrada de ferro, de carga, ligando o Porto de Jaconé à malha ferroviária nacional, através da Ferrovia Centro Atlântico (FCA) conforme o GBNEWS publicou em primeira mão. A previsão de investimento é da ordem de US$ 2,5 bilhões, segundo o presidente da DTA Engenharia, João Acácio.


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