top of page

Aeroporto de Maricá recebe treinamento com S-92, maior aeronave de offshore

Rio de Janeiro, 23/01/2023

Por Redação GBNEWS

Fotos: Paulo Ávila

A S-92, maior aeronave de offshore com 19 lugares, desembarcou no Aeroporto de Maricá (SBMI), administrado pela Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), nesse fim de semana, para um treinamento de carga externa a partir de uma tonelada, realizada pela empresa Omni Táxi Aéreo. A prática foi realizada para fazer a habilitação de quatro pilotos que irão operar na base de Urucu da Petrobras, no Amazonas. Para o superintendente de Operações Comerciais do Aeroporto de Maricá, Luiz Eduardo Silva, essa parceria com a Omni é ótima para o SBMI, já que é uma empresa de alta qualidade no ramo offshore.

"Nesse treinamento eles estão com Sikorsky, conhecido como S-92, aeronave que carrega tanto passageiro quanto um avião, apesar de ser um helicóptero de asa fixa. Nosso aeroporto comporta posições de porte médio e super e estamos expandindo nosso pátio para receber ainda mais aeronaves desses portes. Com mais capacidade para atender aeronaves maiores, teremos mais passageiros, mais embarques e desembarques e mais retorno para a cidade", garantiu Luiz Eduardo. Engate e desengate de carga externa O comandante da Omni, Nelson Lacombe, explica que, durante o fim de semana, os quatro pilotos têm cerca de 1h30, cada, para realizar o treinamento de engate e desengate da carga externa na aeronave. "Nós vamos engatar, decolar em direção a lagoa com a carga, retornar e deixar a carga na mesma posição. Cada um tem esse tempo para eles se sentirem mais à vontade na operação. Depois, tem o check para fazer a homologação deles, que dura cerca de 30 minutos, totalizando 2 horas", explicou Lacombe. Logística que facilita

Segundo o piloto André Hirabae, que trabalha há 15 anos na Omni Táxi Aéreo, a logística do Aeroporto de Maricá é muito boa para realizar os treinamentos. "O helicóptero fica baseado no Aeroporto de Jacarepaguá e, como lá é um local de movimentação intensa, nós preferimos vir para o Aeroporto de Maricá, que também é perto do Rio de Janeiro e tem facilidade de locomoção e de achar pousadas. Além disso, temos dois hangares da Omni aqui, o que nos dá um apoio. Por isso, qualquer tipo de operação para Omni é melhor aqui em Maricá", afirmou Hirabae.


Comments


bottom of page