Rio de Janeiro,17/10/2021
Por Vanessa Andrade
Foto: Divulgação

E se cada um fizer a sua parte? Essa é a mensagem da campanha Natal Sem Fome 2021, que será lançada neste sábado (17), em todo o país com a missão de mobilizar a sociedade civil para que milhares de famílias celebrem a data com dignidade e prato cheio. Nesta edição, a Ação da Cidadania faz a releitura de uma das histórias contadas por seu fundador Herbert de Souza, o Betinho, conhecida como a “Fábula do Beija-Flor”. Nela, o pássaro é questionado ao tentar apagar um incêndio na floresta levando água no bico. Ele tem consciência de que sozinho não consegue, mas dá o exemplo que se cada animal da floresta fizer a sua parte, o fogo vai cessar.
“O Natal Sem Fome simboliza a nossa luta e esperança por dias melhores para a população que vem sofrendo com a falta de comida. A expectativa é que essa seja a maior campanha da história da ONG, esperamos arrecadar pelo menos R$ 30 milhões para conseguir levar alimento para famílias em todo o país”, explica Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
A campanha é um convite para que as pessoas deem asas à solidariedade e também se transformem em beija-flores, afinal, cada R$1 doado equivale a um prato de comida. O Rio de Janeiro é o palco principal das ações para o lançamento. A Artistas promovem um grafitaço coletivo e recreação infantil na Praia de Copacabana, na Zona Sul. Um ato simbólico em repúdio ao agravamento da fome no paístambém é realizado entre os Postos 2 e 3, com uma passeata de lideranças dos comitês da entidade empurrando carrinhos de compras vazios, seguido de um um bumbo de escola de samba representando luto. Também haverá um espaço para arrecadação de alimentos.
As doações devem ser realizadas pela internet, na página oficial do Natal Sem Fome (www.natalsemfome.org.br), até o final de dezembro. A campanha deste ano já conta com o apoio de empresas como Vale, iFood, Coca-Cola, Claro, TikTok e Ancar e espera mobilizar dezenas de outras.
O Natal Sem Fome já levou alimentos para mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil desde seu lançamento em 1994, um ano após a fundação da Ação da Cidadania. Na época, a iniciativa de Betinho surgiu como um caminho para combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país, e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017.
