Rio de Janeiro, 08/9/2023
Por Redação GBNEWS
Fotos: Divulgação
Neste final de semana acontece uma das mais tradicionais e bonitas corridas de rua do País, a 5ª Meia Maratona de Niterói, cujo trajeto segue pela orla da zona sul da cidade, famosa pela bela paisagem e vista da Baía de Guanabara com o Rio de Janeiro ao fundo. Em paralelo à prova, o evento inclui uma série de atrações no Caminho Niemeyer e, neste ano, tem uma participação especial, o triatleta Alexandre Ribeiro, que fará, na tarde de sábado, o pré-lançamento do seu livro “Ultraman, a história do Triatleta Hexacampeão Mundial”. A Meia Maratona tem apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Caminho Niemeyer.
No sábado pela manhã, a competição começa com a prova KIDs, reunindo crianças de 2 a 12 anos. Mais que uma competição, já que todos os participantes ganharão medalhas, a categoria KIDs tem o objetivo de incentivar a prática esportiva desde cedo, visando ao cuidado com a saúde física e mental. Enquanto as crianças correm, outras atividades acontecem em paralelo no Caminho Niemeyer como a feira de adoção de animais (9h), teste drive Balance Bike para crianças até 5 anos (10h), apresentação de dança do ventre com Denise Angelino, Layllah Shariz e Aline Aragon (15h10) e show de Simone Santó (15h20).
“A Meia Maratona é uma das atividades esportivas mais tradicionais de Niterói, tanto que temos, neste ano, sua 5ª edição. A corrida é um dos esportes mais democráticos que existe, ainda mais numa cidade como Niterói que tem na sua orla uma paisagem espetacular. A Meia Maratona, assim como a Maratona de Niterói que nasceu na esteira do sucesso da prova de 21Km, tem uma organização perfeita e atrai atletas de elite e amadores, referendando Niterói no calendário esportivo em nível nacional. Isso é fantástico para o município”, afirma o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Rubens Goulart.
Pré-lançamento – A autobiografia de Alexandre Ribeiro, um dos maiores atletas de iroman do mundo, terá pré-lançamento durante a 5ª Meia Maratona de Niterói, a partir das 14h30 de sábado. A obra, escrita em colaboração com os jornalistas Marcos Dantas e Iúri Totti, conta a história de Alexandre no esporte, desde a infância, quando integrava a equipe de atletismo do Flamengo. Aos 17 anos, ele foi um dos primeiros atletas a aderir ao triathlon, recém-chegado ao Brasil.
Com citações no Guiness Book pelos feitos no Ironman Havaí, onde manteve o melhor tempo brasileiro por duas décadas, e pelo recorde e vitória na Race Across America (duplas), Alexandre Vieira é hexacampeão mundial no Ultraman. Ele escolheu sua última prova disputada no Havaí como fio condutor da narrativa de “Ultraman, a história do triatleta hexacampeão Mundial”, no qual aborda a arte de equilibrar e lidar com a “gangorra” da vida de um atleta de alto rendimento e as lições aprendidas na busca desse equilíbrio entre compromissos profissionais e família. Com essa história, ele pretende influenciar e transformar a vida das pessoas, atletas ou não, a partir da sua paixão pelo que faz e pela disciplina.
Alexandre Ribeiro estará no Caminho Niemeyer a partir das 14h30, para a tarde de autógrafos e também, para conversar com aqueles que querem conhecer um pouco mais do atleta, cuja história se confunde com a história das conquistas brasileiras no esporte nos últimos 40 anos.
“A Meia Maratona é um evento que vai muito além da corrida em si. É um evento que reúne uma série de atrações paralelas em diversas áreas e, neste ano, termos ao nosso lado alguém como Alexandre Ribeiro que, além de um grande amigo é exemplo de caráter e de o que temos de melhor e maior no iroman, é muito bom. Isso, sem falar no fato de que termos o lançamento de um livro numa prova esportiva é, no mínimo inusitado, uma novidade que, esperamos, se repita daqui por diante”, afirma Karen Casalini, uma das organizadoras da prova.
Domingo, a partir das 6h30, começa a disputa na categoria adulta, com a largada do pelotão de alta performance (21Km), seguida, às 6h40 do grupo dos 12Km e, às 6h50, do pelotão dos 5Km. Num total, cerca de 3 mil atletas estão inscritos para disputar as provas. O trajeto tem largada e chegada no Caminho Niemeyer (Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/no – Centro).
Também neste dia, em paralelo às provas, acontece a exposição e feira de materiais esportivos, praça de gastronomia e, às 7h30, show da banda Donna Velha. Entre 8h e 10h10, estão previstas as solenidades de premiação dos atletas vencedores. E, às 11h, a banda Donna Velha retorna ao palco para o show de encerramento.
“O Caminho Niemeyer sempre está de portas abertas para eventos que venham somar aos cases de sucesso na cidade e a Meia Maratona é um deles. Realmente temos neste final de semana uma excelente programação para todas as faixas etárias e perfis, com atrações diversas além da prova esportiva em si”, diz Bárbara Siqueira, presidente do Comitê Executivo do Caminho Niemeyer.
Comments