Os trabalhadores reclamam que a empresa contratada pela prefeitura não dá condições de trabalho com segurança, que não recebem regularmente a cesta básica, que não têm folgas semanais principalmente nos fins de semana e que os caminhões estão danificados devido à falta de manutenção.
Coletores de lixo terceirizados ameaçam entrar em greve a partir de hoje
Hoje (09) às 19 horas, farão uma reunião no km 22 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São José do Imbassai, quando deverão decidir pela paralisação de suas atividades.
Procurada pela reportagem do GBNEWS a Prefeitura de Maricá, através da sua Secretaria de Comunicação Social, esclarece que o contrato de coleta de lixo está sendo cumprido pela empresa responsável e é acompanhado permanentemente pela fiscalização, que detecta eventuais irregularidades e informa à empresa para que as corrija.
“Devido ao feriado prolongado, quando a cidade tem a população aumentada com visitantes e veranistas, a Prefeitura, através da Somar, reforçará a coleta nos quatro distritos da cidade. Segundo a empresa responsável informou à Prefeitura, os funcionários estão trabalhando normalmente”, explicou a Comunicação Social.
A coleta de lixo em Maricá está irregular há mais de um mês. No início de setembro a Prefeitura culpou o excesso de visitantes no feriadão de 7 de Setembro. Porém, os moradores da cidade continuaram convivendo com o lixo amontoado em suas portas e esquinas.
No último dia 28 de setembro, os coletores de lixo ameaçaram fazer greve e a sites locais, o presidente da autarquia responsável pela limpeza da cidade (Somar), pastor Renato Machado, garantiu que uma nova empresa seria contratada e que tudo estaria normalizado no início deste mês de outubro.
A coleta de lixo continua irregular e a situação deve se agravar com o feriadão de 12 de Outubro e com a previsão de chuva e fortes ventos para as próximas horas. A Defesa Civil colocou Maricá em estágio de Alerta.