Covid-19: Maricá faz pesquisa, exame e testes com moradores


A Secretaria de Saúde de Maricá em parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM) está fazendo uma pesquisa nos quatro distritos do município sobre a Covid-19. Ao todo, 385 domicílios foram escolhidos aleatoriamente para as entrevistas com base nos mapas utilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(foto Agência Brasil)

A ação que começou nesta quarta-feira (07) vai até o dia 16/10 e conta com 12 equipes de profissionais da área da saúde que estão realizando tanto o exame de PCR (com cotonetes) e também testes rápidos (com gotas de sangue).

A pesquisa irá traçar um quadro da doença na cidade, diferente dos dados obtidos nas tendas de atendimento.

Com a iniciativa, a Prefeitura terá mais segurança para orientar os cidadãos, as empresas, as escolas e demais organizações da sociedade civil sobre o melhor momento de voltar a funcionar e circular pela cidade.

Junto com a pesquisa, estão sendo distribuídos folhetos em vários pontos da cidade sobre o trabalho de pesquisa, alertando os moradores que podem receber a visita do pesquisador a qualquer momento e sobre a importância da participação popular.

Em cada domicílio selecionado, um habitante fará os exames. O critério de escolha do membro da família será definido por quem faz aniversário mais próximo do dia 20 de setembro. De acordo com a ICETIM, o critério é importante pois preserva o caráter científico e estatístico da pesquisa.

Caso a pessoa selecionada não esteja na residência no momento da visita, a equipe de pesquisa retornará em outro momento, já que não pode haver substituição dos selecionados.