TRE multa Ricardo Pericar, candidato à prefeito de SG por propaganda antecipada

Na sessão plenária desta segunda-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou o candidato a prefeito de São Gonçalo Ricardo de Souza Costa (PSL), o Ricardo Pericar, pela publicação de um vídeo patrocinado em seu perfil no Facebook, durante o período de pré-campanha.

Ao reformar a sentença do Juízo da 133ª Zona Eleitoral, a Corte condenou, por maioria de votos, o candidato ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil e determinou a exclusão da postagem na página na rede social. 

 

No entendimento da Corte fluminense, a legislação eleitoral não permite qualquer manifestação eleitoral paga na pré-campanha, mesmo quando não há pedido explícito de votos. O Colegiado do TRE-RJ entendeu também ter sido comprovado o propósito eleitoreiro do candidato na postagem patrocinada.

 

Ricardo Pericar ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A íntegra do julgamento está disponível no canal oficial do TRE-RJ no YouTube. 

 

Ontem nas redes sociais, Ricardo Pericar anunciou que não vai usar o fundo de campanha eleitoral do PSL, cerca de R$ 4 milhões. Vai fazer uma campanha simples com recursos próprios. Com essa multa, se perder o recurso, terá que meter a mão no bolso.

 

 

 

Facebook
Twitter
Linkedin
Pinterest
Google+
Please reload

2017 @ TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Paula Celestino