MAC Niterói recebe iluminação especial para o Outubro Rosa


O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebeu iluminação especial cor de rosa, nesta quinta-feira (1º). A iniciativa é em alusão à campanha Outubro Rosa para conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. A iluminação poderá ser vista até o dia 8 deste mês.

Obra com a marca de Oscar Niemeyer (fotos Luciana Carneiro)

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma programação especial sobre o tema, com importantes atividades de prevenção, promoção e cuidados do Câncer de Mama durante todo este mês. A ação é coordenada pelo Departamento de Supervisão Técnico Metodológico e pelo Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. A Rede de Atenção à Saúde da Mulher de Niterói irá realizar uma série de webnários e workshops, via Google Meets, das 15h às 16h30. Os temas estarão relacionados exclusivamente ao câncer de mama. O link para acesso será informado no site da Secretaria.

Já a Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço, vai promover atividades presenciais, seguindo todas as normas de segurança para prevenção à Covid-19. Nas salas de espera para os exames de Ginecologia, Clínica Geral, Obstetrícia, Ultrassonografia, Cardiologia, entre outras especialidades, as mulheres receberão informações sobre as doenças mais comuns e dicas de saúde. No dia a dia, a rede de atenção básica à saúde da Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho periódico de prevenção e acompanhamento da saúde da mulher. São realizadas palestras e orientações durante as consultas, realização de exame preventivo ginecológico, ultrassonografia e mamografia. Quando há necessidade, a paciente é encaminhada para um serviço de especialista. Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo município de Niterói, a mulher pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Programação Dias 14, 21 e 28: Workshops com atividades voltadas às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS);

Dia 16: o tema será: “Câncer de Mama: perceba o risco e proteja a vida”, com a mastologista, Teresa Cipreste;

Dia 23: palestra com o tema: Nutrição e Câncer de Mama: Prevenção e Cuidado”, com a nutricionista Érica Willner;

E no dia 29: apresentação do tema: “Saúde Mental e Câncer de Mama” com a Psicóloga Cecília Santos.