top of page

Prefeitura de Maricá esclarece denúncia de que suas lanchas estariam abandonadas


Dois vídeos estão circulando na internet denunciando que as duas lanchas compradas pela Prefeitura de Maricá por R$ 700 mil estão abandonadas, uma delas inclusive descaracterizada num galpão do Iate Clube Jurujuba, Niterói, fizeram com que o governo municipal divulgasse nota de esclarecimento:

“A Prefeitura de Maricá comprou duas embarcações: uma destinada à fiscalização dentro das lagoas e outra se destina à fiscalização ambiental no mar para atuar na região costeira e nas Ilhas Maricá. Desde o início, a operação está prevista para ser feita pela Prefeitura em conjunto com Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Ocorre que, para esse tipo de embarcação marítima, a única doca seca disponível oferecida para a Prefeitura de Maricá foi esta de Niterói. Como ela é destinada à fiscalização no mar, este tipo de doca protege melhor a embarcação. Não há irregularidade porque sua utilização é em conjunto entre a Prefeitura e o Inea”, conclui a nota.

No vídeo feito no Iate Clube Jurujuba, é mostrado que o casco está se deteriorando, que não há nenhuma documentação e que a embarcação, da Secretaria de Cidade Sustentável da Prefeitura de Maricá, foi descaracterizada. A outra lancha foi encontrada no bairro do Boqueirão e também foi filmada.

Segundo os denunciantes, o caso será levado ao Ministério Público Federal (MPF) porque a compra das duas lanchas foi realizada com o dinheiro do royalties do petróleo.

As embarcações foram compradas em dezembro de 2018.

bottom of page